TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE CONTAINERS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  4/9/2018  •  Artigo  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 10

UTILIZAÇÃO DE CONTAINERS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Igor Kenzo Makio

Resumo:

Este artigo tem como objetivo observar a utilização de containers na construção civil, desse modo nota-se que por essa ter uma extensa cadeia produtiva do setor, que se inicia pela extração de matérias-primas, produção, transporte de materiais, projeto, execução, ocupação de terras, geração/descarte de resíduos, uso, manutenção e destinação dos resíduos. Constata-se que esta deflagra um grande impacto ambiental, desse modo, segundo Edwards (2008), estima-se que a população mundial chegará em

2050 a 10 bilhões de habitantes no planeta, o que afetará diretamente o meio ambiente (recursos naturais e resíduos) e exigirá novas abordagens nos projetos de edifícios como a utilização de resíduos. Sendo assim, entre os materiais residuais temos o container marítimo, que tem grande potencial como matéria prima-estrutural para ser adaptado como novos edifícios. Ora, esta técnica alternativa de construção atende as ações necessárias ao desenvolvimento sustentável, contribuindo com o meio ambiente, pois preserva recursos naturais que seriam extraídos, promove a reutilização de materiais de qualidade, reduz etapas construtivas, e consequentemente, proporciona a redução de resíduos durante a obra.

Palavras-chave: Containers, Construção Civil, Resíduos, Sustentável, Reutilização.

1-INTRODUÇÃO

Como a população urbana superou a população rural, este deslocamento da população para as zonas urbanas exerce grande pressão no meio ambiente, quanto mais a população se urbaniza, mais consome, desperdiça e polui.

Desse modo, segundo projeções da ONU, até 2030 serão necessárias 877 milhões de novas habitações, como também serão necessárias novas cidades. Assim, a reciclagem e a reutilização deverão fazer parte desta demanda, pois recuperam materiais descartados, reduzem a produção de resíduos e preservam recursos naturais.

Com isso, os containers viabilizam-se uma alternativa inovadora e muito sustentável, que vem ganhando espaço no mercado comercial devido a sua fácil movimentação, sua padronização de tamanho dentre outras características vantajosas.

2- CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA

2.1-HISTÓRICO DO USO DE CONTAINERS

Em 8 de agosto de 1989 descrevem-se métodos básicos para transformar 2 ou mais containers marítimos em habitações (SAWYERS, 2011). Começou como abrigos temporários em países que sofreram desastres naturais ou em guerras, como na Guerra do Golfo em 1991, na qual também serviram como transporte de prisioneiros iraquianos (PORTAL METÁLICA, 2015). Em 2005, havia cerca de 700.000 containers desativados nos portos dos Estados Unidos. Na busca de reduzir este estoque, os containers passaram a ser utilizados para outros fins como: edifícios residenciais, hotéis, escolas, abrigos, pavilhões de exposições etc.

No Brasil, a utilização de containers é recente, em 2010 foi construída a primeira loja em container para a empresa Container Ecology Store. Já a primeira residência construída em containers foi 2011, em São Paulo, pelo arquiteto Danilo Corbas que propôs soluções eficientes, práticas, utilizando design e arquitetura de elevado nível de complexidade de uso, diferentemente do que acontecia no início do uso deste material como elemento construído. (PORTAL METÁLICA, 2015). Conforme são divulgados os novos projetos em containers estes acabam sendo difundidos o que aumenta a procura pelo seu apelo sustentável.

2.2-SUSTENTABILIDADE

Os desafios de impacto ambiental para o setor da construção consistem: na redução e otimização do consumo de materiais e energia, na redução dos resíduos gerados, na preservação do ambiente natural e na melhoria da qualidade do ambiente construído. A arquitetura atual tem unido esforços para encontrar soluções que visam à sustentabilidade ambiental, entre os elementos que podem ser reaproveitados na arquitetura, o que tem se destacado é o container. Devido a sua estrutura e formato, os containers caíram no gosto dos arquitetos, engenheiros, empresas e organizações, por permitir diversas configurações e usos, como casas, escolas, lojas e hotéis, aliando o projeto arquitetônico, desde o princípio, com a sustentabilidade (SCHONARTH ROMANO; PARIS; NEUENFELDT JR., 2014).

3- MATERIAS E MÉTODOS

Para a realização deste artigo, escolheu-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, pois exige um levantamento vasto de referências e dados bibliográficos. Desse modo, os instrumentos e fontes escolhidos foram artigos científicos, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e livro.

Outrossim, foi pesquisado a principio como a utilização do container mostra sustentável e inovadora por meio de referencias renomadas sobre a sustentabilidade, como JOHN, V. M., & PRADO, R. T.A. (2010), ESSER (2012), EDWARDS (2008), AGOPYAN, V., JOHN, V. M., & GOLDEMBERG, J(2011) dentre outros.

Sendo assim, foram levantadas algumas características do container, suas vantagens, desvantagens, um pouco sobre a história do container e seu desenvolvimento, dessa maneira foram usadas referências de pesquisa no âmbito da engenharia e da arquitetura como, SLAWIK, H. BERGMANN, J, BUCHMEIER, M., & TINNEY, S(2010), ISBU ASSOCIATION, SAWYERS, P(2008) dentre outros.

Nesse contexto, analisa-se a grande importância do uso de containers na construção civil, devido as suas grandes vantagens e seu impacto ambiental que pode ser gerado a partir da reciclagem e reutilização destes objetos, além de mostrar um ótimo produto no mercado de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com