TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS BÁSICOS DE MEDIÇÃO

Artigos Científicos: UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS BÁSICOS DE MEDIÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

a) resistência suficiente para suportar a pressão do metal líquido.

b) resistência à ação erosiva do metal que escoa rapidamente durante o vazamento.

c) mínima geração de gás durante o processo de vazamento e solidificação, a fim de impedir a contaminação do metal e o rompimento do molde.

d) permeabilidade suficiente para que os gasesgerados possam sair durante o vazamento do metal.

e) refratariedade que permita suportar as altas temperaturas de fusão dos metais e que facilite a desmoldagem da peça

f) possibilidade de contração da peça, que acontece durante a solidificação.

A fundição em moldes de areia verde não tem nada a ver com a cor verde. O processo tem esse nome somente porque a mistura com a qual o molde é feito mantém sua umidade original, quer dizer, não passa por um processo de secagem. A matéria-prima para esse tipo de moldagem é composta basicamente por um agregado granular refratário chamado de areia-base que pode ser sílica, cromita ou zirconita, mais argila (como aglomerante) e água.

Tanto metais ferrosos quanto não-ferrosos podem ser fundidos nesse tipo de molde. Os moldes são preparados, o metal é vazado por gravidade, e as peças são desmoldadas durante rápidos ciclos de produção. Após a utilização, praticamente toda a areia (98%) pode ser reutilizada. Esse processo de moldagem é facilmente mecanizável, sendo realizado por meio de máquinas automáticas.

Vantagens e Desvantagens

Vantagens:

1. A moldagem por areia verde é o mais barato dentre os outros métodos de produção de moldes.

2. Há menor distorção de formato do que nos métodos que usam areia seca, porque não há necessidade de aquecimento.

3. As caixas de moldagem estão prontas para a reutilização em um mínimo espaço de tempo.

4. Boaestabilidade dimensional.

5. Menor possibilidade de surgimento de trincas.

Desvantagens:

1. O controle da areia é mais crítico do que nos outros processos que também usam areia.

2. Maior erosão quando as peças fundidas são de maior tamanho.

3. O acabamento da superfície piora nas peças de maior peso.

4. A estabilidade dimensional é menor nas peças de maior tamanho.

Areias aglomeradas com argila

Os materiais de moldagem aglomerados com argila em nosso País designados comumente por “areias

de moldagem” ou “areias de fundição”, são constituídos essencialmente de um agregado granular, denominando areia base, e de uma argila umedecida que atua como aglomerante. Os constituintes básicos são, portanto, areia-base, argila e água, mas as areias de moldagem usadas nas fundições contêm, normalmente, outros componentes adicionados intencionalmente e denominados aditivos.

Areias de moldagem desse tipo podem ser obtidas de três maneiras:

a) pelo simples umedecimento das assim chamadas “areias naturais” ou “terras de fundição naturais”, que ocorrem em depósitos naturais originados da decomposição de arenitos de cimento argiloso ou da alteração de rochas feldspáticas; as areias ou terras naturais já contêm portanto, em seu estado natural, dois dos constituintes básicos de uma areia de moldagem – os grãos de areia e a argila - bastando adicionar água.

b) misturando artificialmente os constituintesbásicos tomados isoladamente e mais os eventuais aditivos e compondo o que se denomina “areia sintética”.

c) introduzindo modificações nas areias naturais, por meio de adições de materiais que visam corrigir ou melhorar as suas propriedades; os materiais adicionados podem ser constituintes considerados básicos, como areia base ou argila, conforme se constate deficiência destas na areia natural em vista de suas propriedades. A esse tipo de areia natural modificada se dá o nome de "areia semi-sintética”

• Uma areia de moldagem úmida é chamada “areia verde”, assim como a madeira úmida é chamada

madeira verde. Embora toda areia aglomerada com argila seja moldada no estado úmido e, portanto, a

verde, costuma-se usar o termo moldagem em areia verde quando os moldes não sofrem secagem

antes do vazamento.Quando os moldes passam por alguma forma de secagem antes do vazamento, as seguintes denominações são empregadas:

• Os moldes da areia verde são relativamente fracos e raramente apresentam resistência à compressão superior a 18N/cm2. Por isso requerem, normalmente, alguma espécie de suporte, seja durante a compactação, seja para o transporte e o vazamento. Para essa finalidade, usam-se os seguintes acessórios:

• caixas de moldagem : molduras feitas de metal ou madeira; como na maioria dos casos os 3 moldes são feitos em duas partes, usam-se geralmente duas “meias-caixas” para cada molde. Se o planode separação (“partição”) das duas partes do molde fica na posição horizontal durante o vazamento, então essas “meias-caixas” a as partes do molde nelas contidas recebem a denominação de “meia-caixa superior” e “meia-caixa inferior”, conforme sua posição em relação à partição. As caixas de moldagem podem ser permanentes (só se separam da areia no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com