TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE PORTAIS CORPORATIVOS COMO MEIO DE INTERAÇÃO ENTRE COLABORADOR E EMPRESA.

Ensaios: UTILIZAÇÃO DE PORTAIS CORPORATIVOS COMO MEIO DE INTERAÇÃO ENTRE COLABORADOR E EMPRESA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

UTILIZAÇÃO DE PORTAIS CORPORATIVOS COMO MEIO DE INTERAÇÃO ENTRE COLABORADOR E EMPRESA.

André Silva Borges

andreborges@ymail.com

Topicos avançados em tecnologia da informação

Prof. Vinicius de Oliveira Nepomuceno

RESUMO

Este artigo descreve os portais corporativos dentro do contexto de gestão do conhecimento e apresenta uma pesquisa sobre ferramentas de tecnologia da informação disponíveis no mercado para o desenvolvimento e gerenciamento de portais, facilitando o acesso às informações internas da empresa, funcionando como centro aglomerador e distribuidor de conteúdo para uma série de outros sites ou subsites dentro, e também fora, do domínio ou subdomínio da empresa gestora do portal.

PALAVRAS-CHAVE: Portais Corporativos, Intranet, Empresas, Interação.

INTRODUÇÃO

A idéia do Portal Corporativo é criar um ponto de acesso único, a todas as informações e aplicativos que o usuário precisa para realizar o seu trabalho diário. Através do Portal o usuário deve ter acesso a todas as informações necessárias, aos aplicativos disponíveis, a treinamentos Online e às orientações gerais para o seu trabalho, o mesmo surgiu a partir da criação dos portais da Internet, tais como o Yahoo, UOL, Terra, etc.

Além de ter acesso às informações disponíveis, os usuários também devem dispor de ferramentas que permitam o compartilhamento da informação. É comum a criação de comunidades virtuais e comunidades de práticas que funcionam diretamente no Portal Corporativo. Um dos principais objetivos dessas comunidades é facilitar a troca de informações entre seus participantes. Isso é benéfico para toda a empresa, pois informação compartilhada através do portal é informação disponível, diferente de quando a informação está apenas na cabeça dos funcionários.

Na sua estrutura mais comum, os portais constam de um motor de busca, um conjunto, por vezes considerável, de áreas subordinadas com conteúdos próprios, uma área de notícias, um ou mais fóruns e outros serviços de geração de comunidades e um diretório, podendo incluir ainda outros tipos de conteúdos.

PORTAIS CORPORATIVOS

Portal Corporativo é um site que funciona como centro e distribuidor de informações, podendo ser em forma de arquivos, audio, video, entre outros. A arquitetura de das informações deverá estar bem organizada, caso contrário poderá comprometer a navegação e acessibilidade das informações, assim é importante ao desenvolver um

portal, estabelecer bem a natureza das informações, deixando-as bem ordenadas em suas categorias e subcategorias, pois são verdadeiros canais de acesso aos clientes e públicos da organização.

Portais Corporativos deixaram de ser apenas divulgadores de informações para passar a interagir com os clientes e públicos existentes, oferecendo acesso on-line e instantâneo, organizado às informações e aplicações da empresa estando sempre atualizados por utilizar a Internet como meio de divulgação, tornando assim, a interação com o usuário se torna mais rápida e as informações mais completas e detalhadas, permitindo ainda, a consulta de consultas e relatórios personalizados por parte dos usuários, como por exemplo, um extrato de banco, segunda via de conta de luz, orçamento de seguro de carro, simulação de aplicação na bolsa, acesso a webmail, etc, maximizando o lucro das empresas.

Geralmente em um portal corporativo existem recursos para facilitar a interação com o usuario como o Mapa do Site, que permite visualizar a organização geral das principais páginas por assunto ou especialidade, existe também o superimportante campo de busca, uma caixa retangular onde se preenche o assunto de interesse que necessitamos localizar no site, entre outros recursos de interesse da empresa, como previsoes do tempo e cotações.

Os Portais oferecem acesso a um grande número de usuários e precisam ser dimensionados de acordo, pois caso contrário o sistema ficara inacessivel, isto é um processo caro e trabalhoso principalmente porque ao longo do tempo o uso do Portal por usuários acaba aumentando e os equipamentos precisam ser trocados por outros mais poderosos e capazes, tornado a manutenção do Portal onerosa e constante, quando isto não ocorre,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com