TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Modelo de Relatório

Por:   •  8/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O sucesso de uma operação de perfuração depende do bom desempenho dos fluidos preparados para serem utilizados nessas ocasiões. Eles desempenham papéis de máxima importância e são elaborados de acordo com as necessidades específicas do projeto de perfuração em que serão aplicados.

A quantidade e o tipo de sólidos presentes no fluido afetam diversas propriedades do fluido de perfuração (massa específica, viscosidade, espessura do reboco).

Graças ao baixo custo e à baixa toxicidade fluidos de perfuração à base água e argila, como os preparados na prática aqui descrita são amplamente utilizados. Neles, as argilas bentoníticas agem como viscosificantes e agente tixotrópico. Essas quantidades variam de acordo com as formações a serem perfuradas, e influem na estabilização de formações instáveis e ainda podem causar problemas de perda de circulação, por exemplo.

O estudo do teor de sólidos informa também a respeito do desempenho dos fluidos quando em serviço, servindo como guia para tratamentos de manutenção, indicando a necessidade ou não de diluição do fluido.

OBJETIVOS

Estudar a influência do teor de sólidos nos parâmetros reológicos e massa específica dos dois fluidos preparados.

Verificar o comportamento do fluxo e se ele segue o modelo de Bingham.

PROCEDIMENTO

Para realização dos experimentos foram seguidas as instruções do roteiro e as orientações do professor.

CONCLUSÃO

Graças à realização do experimento foi possível observar a influência do teor de sólidos, assim como a importância da velocidade e do tempo de agitação sobre propriedades físicas analisadas no experimento: viscosidade e massa específica.

O fluido 1 apresentou maior massa específica graças à maior concentração de bentonita, mais densa que o CaO. Ambos fluidos preparados são mais densos que a água. Este é um dos motivos que levou sua substituição por lama em operações de perfuração.

A massa específica do fluido interfere diretamente na pressão hidrostática exercida e estabilização do poço. Também está relacionada à limpeza do poço. Uma densidade elevada do fluido em relação à dos cascalhos faz com que o carreamento de detritos seja mais eficiente.

QUAL FLUIDO É MAIS VISCOSO. Esta característica afeta diretamente nos cálculos de perda de carga na tubulação e na velocidade de transporte de cascalhos. Ainda, o comportamento do fluxo de um fluido é definido pelos parâmetros reológicos. BINGHAM.

RESULTADOS

Massa Específica

Os resultados observados apresentam algarismo de avaliação e as medidas foram realizadas em triplicata.  

FLUIDO 1 (350 mL de água + 25 g de bentonita)

Leitura

Massa Específica (lb/gal)

8,71

8,69

8,69

FLUIDO 1 (350 mL de água + 25 g de bentonita + 5g de CaO)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com