TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Abordagem Ergonômica na Industria do Petróleo.

Por:   •  20/5/2016  •  Resenha  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

No artigo "Uma abordagem ergonômica na indústria do petróleo", o autor apresenta um estudo ergonômico sobre o trabalho de operadores no processo de plataformas marítimas na produção do petróleo.

A indústria petrolífera tem recebido grandes avanços tecnológicos e científicos na busca por ganhos de produção, custos e eficiência, no entanto, visando maiores rentabilidades, trazem como consequência novas necessidades de adaptações nas condições operacionais. Vale ressaltar que, o aumento na produção de maiores jazida acarreta nas quantidades de equipamentos, como no porte destes, aumentando significativamente à complexidade do ambiente operacional, cujos efeitos sao absorvidos pelos próprios trabalhadores.

Tendo em vista que o objetivo da ergonomia é adaptar o ambiente de trabalho as necessidades humanas, temos uma incógnita que, seria os órgãos fiscalizadores, que por sua vez, trazem regulamentações excessivas dificultando tais adaptações, cabendo aos operários usarem soluções improprias para manter a estabilidade do sistema produtivo, que quase sempre prejudica sua saúde.

É importante ressaltar que, as atividades realizadas requer muita atenção, pois as ocupações designadas a esses trabalhadores são carentes de melhorias, por serem perigosas, complexas, continuas e coletivas. A inserção da ergonomia no processo de arranjo físico permitiria melhorias nas condições de trabalho dos operadores.

A ausência da ergonomia nas fases iniciais dos projetos provoca vários resultados insatisfatório durante a implantação das instalações produtivas. Um conjunto de paramentos estabelecidos entre a ergonomia e o arranjo físico, atenderia as necessidades dos operários, mas como a primazia de aspectos financeiros, prazos, custos de desenvolvimento e capacidade produtiva tem sido a principal abordagem, as solução deixam de ser priorizadas, resultando a  uma serie de fatores, cujos resultados serão desaprovados impondo aos trabalhadores constrangimentos relativos a excesso de deslocamentos, posturas e esforços realizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com