TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Aplicação Do Trabalho Padronizado: Uma Pesquisa-Ação Em Um Setor De Montagem De Uma Empresa Metalúrgica De Médio Porte

Por:   •  7/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.982 Palavras (16 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 16

SAES, Rafael Mestre. Uma aplicação do Trabalho Padronizado: Uma pesquisa-ação em um setor de montagem de uma empresa metalúrgica de médio porte. Trabalho de Conclusão de Curso, Centro Universitário de Araraquara, 2015.


UMA APLICAÇÃO DO TRABALHO PADRONIZADO: UMA PESQUISA-AÇÃO EM UM SETOR DE MONTAGEM DE UMA EMPRESA METALÚRGICA DE MÉDIO PORTE
[1]

RAFAEL MESTRE SAES - e-mail: rafael.m_saes@hotmail.com

Centro Universitário de Araraquara (UNIARA)

SAES, R.M. Uma aplicação do Trabalho Padronizado: Uma pesquisa-ação em um setor de montagem de uma empresa metalúrgica de médio porte. Trabalho de Conclusão de Curso, Centro Universitário de Araraquara, 2015.


Área:
 Engenharia de Operações e Processos da Produção

Subárea: Processos Produtivos Discretos e Contínuos: procedimentos, métodos e sequências.

Resumo: O trabalho padronizado tem sido amplamente utilizado na manufatura enxuta, contribuindo para o aumento da produtividade e para a estabilização de processos, além da redução dos níveis de complexidade, tornando-se a base para a resolução de problemas. O objetivo deste artigo é a aplicação do Trabalho Padronizado (TP) e a mensuração de seus impactos, em uma empresa metalúrgica de médio porte do segmento de montagens industriais. Esta investigação de natureza qualitativa, baseou-se na técnica da pesquisa-ação para a aplicação das ferramentas sobre o processo de montagem do produto de maior demanda. Os resultados mostram que com a implantação e implementação de ferramentas do Trabalho Padronizado, foi possível reduzir o tempo total da montagem do produto em 18%, isso possibilitou atender sua demanda e eliminar 10 horas extras mensais existentes, utilizando a mesma quantidade de colaboradores. Evidências desta natureza são de grande importância para a Empresa, pois exercem impactos significativos sobre a redução dos tempos de produção, concorrendo para a melhoria da produtividade da organização.

Palavras chaves: Trabalho padronizado. Padronização. Metalúrgica.

  1. INTRODUÇÃO

       
Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes no que diz respeito à qualidade e serviços oferecidos (PELLISOLLI et al. 2014). O mesmo autor também afirma que além da preocupação em se manter, as empresas também estão cada vez mais preocupadas em incrementar seu desempenho no que diz respeito à qualidade e produtividade.

                       
De acordo com Kishida, Silva e Guerra (2006), o Trabalho Padronizado (TP) é uma ferramenta básica centrada no trabalho e movimentos do operador e normalmente é aplicado em processos de natureza repetitiva, visando à eliminação de desperdícios.

Mariz e Picchi (2013) citam que através da aplicação do trabalho padronizado tem alcançado resultados positivos em produtividades, também citam que por isso essa aplicação tem sido amplamente utilizada na manufatura.

               
Pellisolli et al. (2014) propõem que as empresas enxerguem padronização como uma ferramental rentável que trará vários benefícios sendo os principais a qualidade nos serviços e produtos oferecidos. O Trabalho Padronizado também elimina desperdícios, traz agilidade na solução de eventuais problemas e minimiza as condições inseguras do trabalho trazendo aumento da segurança para o colaborador (LIMA, 2005).


Kishida, Silva e Guerra (2006) em um estudo de caso em uma empresa do setor metal mecânico, afirmam antes da implementação do Trabalho Padronizado, os colaboradores excediam o tempo de ciclo do produto nomeado virabrequins, portanto, eles não conseguiam atender a demanda programada fazendo com que a empresa recorresse a horas extras, também afirma que após a implementação das ferramentas do Trabalho Padronizado, os colaboradores conseguiram trabalhar abaixo do tempo programado atendendo com folga a demanda, conseguiram uma
 redução de 40% dos itens em espera a serem processados, redução da movimentação em 1.500 m/dia, melhoria na produtividade em 9%, maior satisfação, melhores condições de segurança e eliminação de horas extras. 

Segundo Mariz e Picchi (2013) a aplicação do Trabalho Padronizado possibilitou a identificação de desperdícios e planejamentos para redução deles, organização do leiaute e equipamentos e uma otimização dos recursos utilizados.

Pellisolli et al. (2014) afirmam que com a utilização de ferramentas do Trabalho Padronizado em uma indústria automotiva, obteve a padronização dos formulários, redução do tempo de criação e implementação dos documentos, e possibilitou gerar um único modelo de formulário para toda a indústria.

         
Segundo Benetti et al. (2007) com a implantação do Trabalho Padronizado pode se obter benefícios como: aumento de tempo produtivo dos colaboradores e das máquinas envolvidas, uma redução nas falhas no processo produtivo, regulamentação das funções de cada colaborador e organização de trabalho.

 

Segundo Kishida, Silva e Guerra (2006) o Trabalho Padronizado não é sinônimo de Padrão de Trabalho; normalmente as empresas já possuem os Padrões de Trabalho básicos, como os documentos onde constam as especificações do produto (comprimentos, diâmetros, tolerâncias, etc).

           

Diante deste contexto a questão da pesquisa que se coloca é: a implementação de Trabalho Padronizado (TP) em um setor de montagem de uma empresa metalúrgica pode trazer quais contribuições?
           
Sendo assim essa pesquisa tem como objetivo a implementação do Trabalho Padronizado (TP) através da utilização das suas ferramentas e mensurar seus impactos em um setor de montagem de uma empresa localizada em Vista Alegre do Alto - SP.

Para responder a questão da pesquisa e dar cabo do objetivo da implementação, esta pesquisa qualitativa buscou através de uma pesquisa-ação com participação direta do pesquisador utilizando ferramentas do Trabalho Padronizado, apoio do Gerente Geral da empresa e de 2 colaboradores do setor de montagem. A etapa inicial foi o levantamento da situação atual do setor com base no produto escolhido (escolhido o produto com maior demanda), e posterior análise e proposições de novas sequências de operação de montagem, conforme levantamento bibliográfico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (456.2 Kb)   docx (280.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com