TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Reportagem a Revista CIPA

Por:   •  8/9/2015  •  Resenha  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Redija o texto, entre 30 e 45 linhas, colocando teu ponto de vista acerca da reportagem à Revista CIPA.

É determinante a necessidade da criação ou existência de uma estrutura única, e efetivamente instituída pelo Ministério da Previdência Social para tratar do tema de saúde do trabalhador por intermédio do Decreto Presidencial n. 6.417/08, assim, ser conduzido a um patamar diferente do que já é feito, porém com referencial coletivo, de saúde pública e não mais sob a ótica do direito privado trabalhista. Os resultados desse novo sistema como a implementação do NETEP-FAP, acompanhado de um plano de ação eficaz pautado nos quesitos da Saúde do Trabalhador, estabelecendo metas e prioridades que beneficiarão tanto os trabalhadores, empresas e a sociedade como um todo.

As ações sistêmicas de proteção ao trabalhador, através levantamento de dados confiáveis e estudo da série histórica do NEPT- Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário inicia o combate a filosofia do falso negativo na questão do acidente de trabalho. A principal constatação é que 90,7% dos benefícios previdenciários pagos aos trabalhadores são registrados como decorrentes de acidentes “ocasionados pelo acaso", da "vontade divina" ou "destino”. Os números reiteram a tese de que o nosso ambiente de trabalho é bom, mas o que também me preocupa na abordagem da entrevista, é o fato das explicações da medicina do trabalho das empresas e do INSS serem baseadas na ideologia do falso negativo (era pra ser acidente, mas não foi reconhecido como tal), a partir do singelo raciocínio da clínica individual empobrecido pela falta de provas por parte do trabalhador, devido a ausência de CAT. Com o NTEP que vai muito além busca nos determinantes e condicionantes sociais a causa desses agravos. O grande desafio é assegurar proteção social àqueles acometidos dos ambientes deliberadamente doentios.

Esse novo cenário para a proteção social da saúde do trabalhador, na minha opinião, marca o término da segunda geração de proteção social da saúde do trabalhador que se esgota com a estatização do SAT, e inicia uma terceira geração que tem como o ponto máximo a Constituição – CRFB-88, este símbolo da instituição do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e a criação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) no ano de 2007. Com isto o empresado é convocado a assumir seu papel social e transformador da sociedade, produzindo de uma forma correta, sem contaminar o meio ambiente e sem adoecer o trabalhador que nele labora. Por fim, essa inflexão corporativa em prol de uma sociedade saudável e equilibrada comparece como motor propulsor dos avanços, que chega ao seu ponto mais importante quando a filosofia for “Perde menos quem faz gestão”. É importante escolher um cenário de equilíbrio entre o meio ambiente, mais lucrativo, transmissora direta, e honestamente, à sociedade e aos trabalhadores. Ressalto que, para se tornar efetivo, o governo deve atuar como incentivador de todo o contexto a favor da vida social e da saúde dos trabalhadores, além de melhorar continuamente o sistema para que não se torne obsoleto, trazendo cada vez mais benefícios para aqueles que sofrem com situações causadas por acidentes de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com