TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redija um texto, entre 30 e 45 linhas, colocando teu ponto de vista acerca da reportagem à Revista CIPA

Por:   •  19/4/2016  •  Resenha  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  1.867 Visualizações

Página 1 de 2

TARERA 1.2

Redija um texto, entre 30 e 45 linhas, colocando teu ponto de vista acerca da reportagem à Revista CIPA.

O Prof. Paulo Rogério de Albuquerque de Oliveira é coordenador-geral de Monitoramento dos Benefícios por Incapacidade do Ministério da Previdência Social (CGMBI) e a reportagem destaca a importância da criação deste departamento que foi responsável pela evolução do monitoramento dos benefícios previdenciários aliados ao Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) e do Fator Acidentário de Prevenção (FAP).

Dentre as melhorias da evolução do monitoramento, podemos destacar a transparência e democratização de dados na divulgação dos benefícios auxílios doenças que é feita via internet em um sistema integrado possibilitando o acompanhamento de indicadores e avaliação e supervisão das atividades de concessão destes benefícios.

A reportagem também destaca o trabalho em conjunto entre os departamentos DPSSO (Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional) do MPS e DIRSAT (Diretoria de Saúde do Trabalhador) do INSS para aumentar o controle social sobre as empresas, pois o meio ambiente de trabalho é, em geral, a causa primária dos acidentes laborais. Mas isto não reflete nas concessões de benefícios pois, devido às incorretas notificações por parte da medicina do trabalho das empresas e do INSS, as notificações são declaradas como não acidentárias dando a sensação de que nosso ambiente de trabalho é bom.

A instituição do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) / Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) ajudaram assegurar a proteção social àqueles acometidos dos ambientes deliberadamente doentios. Pois, neste caso, é a empresa que deverá provar que as doenças e os acidentes de trabalho não foram causados pela atividade desenvolvida pelo trabalhador. Essa metodologia mantem e reforça os direitos dos trabalhadores assim como valoriza as empresas que investem em prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com