| Unidade Curricular: MEDIDAS ELÉTRICAS | Carga Horária:  45 horas | 
| Competência/Habilidades: Utilizar instrumentos de medição de grandeza elétrica, aplicando técnicas de medidas de parâmetros e grandezas elétricas e de outras grandezas físicas.
 | 
| Ementa: Estudos sobre sistemas de unidades de medidas elétricas e teoria dos erros; Características construtivas de instrumentos elétricos de medidas, Tipo de instrumentos de medidas e Medição de parâmetros e variáveis elétricos.  Medidas magnéticas.
 | 
| Pré-Requisitos:  Exatas Aplicada à Eletrotécnica
 | 
| Conteúdos Formativos: Normas e Regulamentos Técnicos. O SINMETRO; O Processo de Medição. O Sistema de Medição; Métodos de Medição. Generalidades sobre os instrumentos de medida (partes principais de um instrumento, conjugados, regime transitório - características dos instrumentos de medias, símbolos encontrados nos instrumentos e classificação dos instrumentos); Sistema internacional de unidades (unidades das grandezas elétricas e magnéticas, erro absoluto, relativo – precisão e exatidão, aferição de instrumentos – curva de correção); Medição de parâmetros elétricos (resistência, impedância, resistência e resistividade de solo). Medidas magnéticas (Galvanômetro – Levantamento da curva de magnetização de máquina rotativa). Equipamentos e acessórios usados em medição (TP’s e TC’s); Medição de potência em circuitos trifásicos (Teorema de Blondel, Medição de potência em circuito equilibrado). Tendências tecnológicas em medidas elétricas.
 | 
| Estratégias Metodológicas: Desenvolvimento de aulas teórico-práticas, expositivas e participativas.Aulas de exercícios.Execução de atividades práticas em laboratórios.
 Realização de atividades de pesquisa individual e em grupo.
 | 
| Práticas previstas: Uso de amperímetro, voltímetro e wattímetro. Determinação do fator de potência em circuitos, resistivos, indutivo e capacitivo, interpretação dos resultados indicando através das leituras a natureza dos circuitos. Reconhecimento das características gerais dos instrumentos.Aferição de Instrumentos, Medição de resistência – Uso de pontes e Ohmímetro.Medição de Resistência de isolação - Uso de Megohmetros.
Medição de Resistência de Aterramento.
 Demonstração de um Kit de medição de aterramento.
 | 
| Recursos Didáticos:  Quadro Branco e flip chartComputador e projetor multimídiaRetroprojetor
 | 
| Ambientes Pedagógicos: Salas de aulaBancada de medidas de grandezas elétricasLaboratório de Eletrotécnica / Instalações PrediaisLaboratório de Eletrônica
 | 
| Relação de Equipamentos, Máquinas, Ferramentas e Instrumentos: Indicador de seqüência de fase; multímetro analógico e digital; alicate volt-amperímetro; osciloscópio; motor monofásico; bobinas; geradores didáticos; núcleos laminados; placas com soquete E27 para lâmpada; placas de resistores, fontes de alimentação C.A./C.C. variáveis, fusíveis, voltímetro, amperímetro, Megohmetro e wattímetro; Kit de medição de aterramento; galvanômetro; transformador de corrente e potência.
 | 
| Relação de Materiais: Revistas e textos técnicosApostilasLivros técnicos
 | 
| Bibliografia: HELFRICK, A. D.; COOPER, D. W. Instrumentação eletrônica e técnicas de medição. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1994. MEDEIROS FILHO, Solon de. Medição de energia elétrica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1984.MEDEIROS FILHO, Solon de. Fundamentos de medidas elétricas. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.
 MEDEIROS FILHO, Solon de. Problemas de eletricidade. Recife: UFPE, 1981. |