TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade De Entrada E Saída

Resenha: Unidade De Entrada E Saída. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

A unidade de Entrada/Saída (da UCP) é o elo de ligação entre ela e o “mundo exterior”, ou seja, o restante do circuito do computador. Essencialmente ela comunica a UCP com a memória principal e com os dispositivos de Entrada e Saída do computador (não confundir com a unidade de E/S da própria UCP).

Como vimos acima, a UCP é ligada ao mundo exterior por três barramentos distintos: o de dados, o de endereços e o de controle. Os dois primeiros transportam valores correspondentes, respectivamente, a dados e endereços e o terceiro os sinais de controle.

A unidade de Entrada/Saída (E/S ou I/O, de “Input/Output”) tem duas funções básicas. A primeira é transferir valores (endereços ou dados) entre os componentes externos e os internos da UCP. A segunda é adequar os sinais de controle para transitar de dentro para fora da UCP e vice-versa, pois os componentes internos da UCP são delicados e não suportariam as tensões e correntes elétricas usadas para transportar os sinais através do barramento.

Enquanto os circuitos internos da UCP se comunicam diretamente com o barramento de controle através da unidade de E/S, a comunicação com os barramentos de dados e endereços é feita através de dois registradores específicos que fazem parte da unidade de E/S, o Registrador de Dados da Memória (RDM) e Registrador de Endereços da Memória (REM), respectivamente.

A unidade de E/S pode ser simples, composta apenas pelos registradores REM, RDM e de um amortecedor de sinais, até unidades muito complexas, que incluem cache de memória interno (ou de nível 1, como veremos adiante) e multiplicadores de freqüência (nas UCP modernas, que operam com freqüência diferente da do barramento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com