TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTRADA

Ensaios: ENTRADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2012  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 6

Breve história dos Motores de Busca

Para que você tenha uma melhor noção sobre os motores de pesquisa quando ouve falar neles e quando os utiliza para pesquisar na Internet, ou melhor - na Web, nada melhor do que conhecer um pouco da sua história. Este artigo pretende dar-lhe uma resenha rápida sobre os mais importantes motores de busca da actualidade e em artigos seguintes tentaremos aprofundar um pouco mais a história de cada um.

Vamos então tentar perceber como tudo começou.

Vamos começar por esclarecer um equívoco comum. Você já ouviu falar indiscriminadamente em Internet e Web. Muitas pessoas acreditam que os dois termos significam a mesma coisa. Não é assim.

A Internet é uma rede mundial de redes de computadores. Foi inventada em 1969 por uma agência

governamental chamada E.U. ARPA, ou o Advanced Research Projects Agency. (Na verdade, o nome original da Internet era ARPANET.) Hoje em dia, você pode aceder a Internet através de linhas telefónicas, cabo, fibra ótica e outros meios de comunicação.

A World Wide Web (ou Web) é mais jovem. Surgiu por volta de 1990, quando os pesquisadores perceberam que podiam usar a Internet para conectar uma rede de páginas de hipertexto armazenados e torná-los acessíveis para as outras pessoas ao redor do mundo. Em Dezembro de 1990 Tim Berners-Lee apresentou ao mundo as ferramentas que tinha desenvolvido para que tal fosse possível: o primeiro navagador web (Browser) chamado precisamente WorldWideWeb (mais tarde rebatizado de Nexus para evitar a confusão de nomes), baseado no HyperText Transfer Protocol (HTTP) e no HyperText Markup Language (HTML).

Estavam assim criadas as condições necessárias para que você possa estar hoje a ler este texto no seu computador. Através da Internet. Utilizando uma das suas aplicações - a Web.

A World Wide Web é, de longe, a aplicação mais utilizada da Internet. O correio electrónico (e-mail) é

outra aplicação da Internet que você provavelmente usa todos os dias.

Todos os usuários da web utilizam HTTP ou o protocolo de transferência de hipertexto, para navegar de um site para outro. Olhe para a barra de endereços no topo do seu navegador. Você verá que o www é precedido por http://. Isto diz-lhe que você está na World Wide Web e que você está a usar o

protocolo de transferência de hipertexto.

É importante entender a diferença entre a Internet e Web para que você possa compreender totalmente como funcionam os motores de busca. Embora os motores de busca usem a Internet, eles não buscam a Internet inteira. Tipicamente, os motores de pesquisa apenas pesquisam sites web na World Wide Web.

Os Jogadores Mais Poderosos, ontem e hoje

Para uma indústria relativamente jovem, o mercado dos motores de busca já tem um passado muito

razoável! Apresentamos um rápido resumo dos pontos mais importantes na cronologia deste mercado.

1993: O primeiro motor de busca amplamente aclamado, o World Wide Web Wanderer, aparece. Criado para medir o crescimento da Web, ele realiza seu trabalho até 1997. As estatísticas compiladas por este motor de pesquisa ainda estão disponíveis na Web hoje.

1994: WebCrawler entra em cena. O banco de dados WebCrawler original contém apenas 6.000 sites. AOL - um nome que você provavelmente reconhece - compra o WebCrawler em 1995, mas vende-o logo dois anos depois ao Excite.

Infospace, o seu atual proprietário, compra o WebCrawler quando o Excite declara falência.

1994: Outro poço de energia, o motor de busca Lycos, lança com 54.000 documentos indexados. O motor de busca Lycos ainda é um jogador hoje, mas mudou de mãos várias vezes. Actualmente, é uma subsidiária da sul-coreana Daum Communications Corporation.

1995: AltaVista aparece em cena. AltaVista (ou AV) é o primeiro motor de busca a incluir recursos

de pesquisa multilingue. Depois de ter mudado de mãos várias vezes, AltaVista passa a ser propriedade da Overture Services. (Overture é de propriedade da Yahoo!.

O AltaVista mantém seu status como o rei das pesquisas até o lançamento do Google.

1998: Larry Page e Sergey Brin introduzem ao mundo o Google, que dispara rapidamente ao topo dos rankings dos motores de pesquisa. (O nome vem da palavra "googol", que é o nome para o número 1 seguido de 100 zeros.) Banco de dados do Google agora inclui milhares de milhões de páginas Web e a maioria dos especialistas concorda que o Google beneficia mais de 50% do total do tráfego do mercado de pesquisas. Daqui a importância que representa para qualquer site web uma boa presença no Google.

2008: Tom Costello e Anna Patterson desenvolvem e lançam o Cuil com grandes expectativas e com um sentido inovador no mercado das pesquisas que, segundo afirmam, pesquisa mais páginas na web do que qualquer outro - 3 vezes mais do que o Google e 10 vezes mais do que a Microsoft.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com