TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uniderp Prointer

Ensaios: Uniderp Prointer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.527 Palavras (7 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 7

CAMPINAS / SP

2014

INTRODUÇÃO

Todo projeto pessoal e profissional é importante e para isso, deve ser levado a sério por quem está no seu desenvolvimento. Neste caso, cada um de nós é responsável por nossos projetos de vida e trabalho.

O mundo está passando por muitas transformações, e cada vez mais rápido, então um passo em falso, pode tirar a pessoa do seu caminho, e deixá-la “perdida”. Mas quando sabemos onde queremos chegar, por mais que damos um passo errado, temos condições de saber e logo voltar ao caminho que deveríamos seguir. Se o projeto de vida é importante, o plano de negócios, não fica atrás, pois enquanto o primeiro planeja a vida de um único indivíduo, o segundo planeja a vida de vários desses indivíduos, que trabalharam nestes empreendimentos, movimentando a economia e a vida de milhares de cidadãos que habitam este planeta.

Com o desenvolvimento deste relatório, tivemos mais certeza, que quando planejamos, temos uma ideia do que encontraremos no caminho. E sabemos também dos obstáculos que encontraremos, e por isso nos planejaremos para superar estes obstáculos e voltar a trilhar o caminho escolhido por cada um de nós.

Empreendedorismo

A decisão de se criar uma nova empresa ou produto, ocorre devido a fatores externos, ambientais e sociais, a aptidões pessoais ou ainda a um somatório de todos estes fatores que são críticos para o surgimento da nova empresa.

A tabela abaixo demonstra alguns diferentes pontos de vista do processo empreendedor:

DERTOUZOS (1999)¹ DORNELAS (2012)² TIMMONS (1994)

• Primeiramente – Paixão pelos negócios.

• Dinheiro como resultado. • Identificar e avaliar a oportunidade.

• Desenvolver o plano de negócios.

• Determinar e captar os recursos necessários.

• Gerenciar a empresa criada. • Primeiro fator: A oportunidade, onde o empreendedor deve avaliar se deve continuar ou não com o projeto.

• Segundo fator: Equipe empreendedora, ou seja, quem além do empreendedor estará atuando em conjunto no novo projeto.

• Terceiro fator: A captação de recursos. Este item é deixado por último para que não restrinja a análise das oportunidades.

Muitos profissionais têm medo de se arriscar em um empreendimento, e isto ocorre devido a alguns fatores: muitos não têm domínio ou acesso a todas as etapas do processo empreendedor, ou são profissionais tradicionais, que não têm o espírito empreendedor e preferem a segurança de uma função já existente a enfrentar as rápidas mudanças e inovações do mercado de trabalho.

Segundo Dornelas (2012), o empreendedor precisa saber identificar se aquele é o momento oportuno, precisa ter o know-how no segmento que deseja atuar e destaca que a criatividade é fundamental para identificar as oportunidades. Quando identificar a oportunidade, é preciso analisar criteriosamente se ela é vantajosa ou não. Nesta análise devem ser considerados os aspectos de mercado, de retorno econômico, vantagens competitivas, a equipe gerencial e os critérios pessoais.

Para a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, no artigo: Quatro Dicas para Identificar Oportunidades de Negócios³, pode-se identificar as oportunidades seguindo algumas dicas: fazendo-se perguntas, buscando problemas que o comprador está enfrentando, procurando o não-consumidor, o cliente em potencial, segmentando o mercado de forma diferente e ficando de olho nas restrições.

Outro roteiro básico conhecido é o dos 3Ms (demanda de mercado, tamanho e estrutura do mercado e análise de margem) de Dornelas (2012).

Já para o Sebrae-SP, a identificação de oportunidades não é tarefa fácil, e para isso disponibilizou em seu portal um guia⁴ onde informa que as ideias podem transformar-se em oportunidades quando o propósito do empreendedor vai de encontro às necessidades do mercado, para tanto é necessário evoluir junto com o mercado, substituindo produtos, melhorando, atualizando.

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

De acordo com a visão de CINTRA (et al.) (2011, p. 52) a empregabilidade tem sido um dos principais problemas da sociedade desde o início do século XXI, devido ao aumento do desemprego. Podemos visualizar que com o avanço da inteligência artificial os equipamentos e máquinas poderão pensar e decidir no lugar do ser humano, antes considerado o único capaz dessas ações. (CARVALHO, 2009).

Não somente isto, novas tecnologias nas mais diversas áreas têm exigido cada vez mais do colaborador o dinamismo, adaptando-se às mudanças constantes num curto espaço de tempo, conforme BARDUCHI (org.) (2009, p. 33).

Sendo assim, ainda na visão de CINTRA (2011), a partir do já existente Plano de Ação dos 5W2H⁵ , podemos considerar uma adaptação para se elaborar um projeto de vida, um caminho profissional que impulsione a carreira do indivíduo/colaborador , possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais:

• Objetivos – a serem alcançados em qualquer uma das “esferas” da vida (família, trabalho, finanças, relacionamento social, educação, lazer, espiritualidade e saúde);

• Como – quais ações tomar para que os objetivos sejam alcançados;

• Prazo – estimativa do tempo necessário para alcançar os objetivos;

• Recursos de Tempo - estimativa de tempo necessário para cada ação definida;

• Recursos Financeiros – valor estipulado para cada ação a ser tomada.

Lembrando que se faz necessário fazer adaptações sempre em função da “esfera” escolhida e das mudanças de cenário que ocorrerem no decorrer do plano.

Ética e Relações Humanas no Trabalho

A cultura ética dentro da empresa vai além do ser bonzinho ou se fazer de bonzinho. Não basta ser bonzinho, tem que ser justo. Não basta ser justo, tem que ser ético e para tanto é necessário que valores deixados ao longo do tempo em função da ganância a qualquer preço seja absorvido por cada líder e passado de certa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com