TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Unimetro

Casos: Universidade Unimetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 7

UniMetro

21/03/2007

Universidade Corporativa do Metrô oferece até MBA em parceria com FIA

________________________________________

________________________________________

Desde que foi montada em 1999, a Universidade Corporativa do Metrô (UniMetro) é distinta da área de Treinamento e Desenvolvimento da empresa, justamente para frisar o seu diferencial: foco no desenvolvimento e na educação alinhados à estratégia da empresa, isto é, fornecer cursos tendo como base visão de futuro, desenvolver competências estratégicas, essenciais, gerenciais. "O objetivo é visualizar o Metrô bem no longo prazo", explica Leila de Araújo, assessora técnica da UniMetro, que apresentou a palestra no Seminário de Educação Corporativa nesta terça-feira, 20.ÿ

A UniMetro privilegia modelos de cooperação com instituições de ensino. Não é à toa que tem parceria com a FIA/USP (Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Economia e Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e com a Poli/USP (Escola Politénica da Faculdade de Engenharia da Universidade de São Paulo). Faz também parcerias com a Secretaria de Transportes de São Paulo e com empresas do setor metroferroviário para viabilizar seus cursos. O objetivo da UniMetro é implantar um padrão de educação corporativa para fazer frente aos desafios estratégicos do metrô e com a inovação tecnológica no setor.ÿ

O foco dos cursos oferecidos está no desenvolvimento gerencial (começando com e-learning), na Gestão Empresarial (com o MBA na FIA/USP, o PLG - Programa de Liderança Gerencial - feito em parceria com consultores do mercado, e o PEG - Programa de Excelência Gerencial).ÿ

O MBA foi desenvolvido em parceria com a universidade, tem carga hora de 370 horas, e estrutura modular. Trata de Gestão estratégica, Excelência Gerencial, Gestão da Cultura e da Mudança Organizacional, Gerenciamento de Transportes e Inovação. Com a Poli, a UniMetro desenvolveu especialização em Tecnologia Metro-Ferroviária. Antes, não existia na USP uma especialização em Transportes. Hoje há até uma disciplina na grade curricular da Poli. "Temos especialistas com nível de pós-graduação em tecnologia voltada para transportes por conta do curso que montamos sob medida", afirma Leila. Tanto o MBA quanto a especialização são integralmente patrocinados pela UniMetro. Mas a Universidade Corporativa do Metrô também desenvolve programas eletivos de educação continuadas, estes apenas subsidiados pelo Metrô, que banca 70% dos custos. Há programas na área de gestão ambiental, Direito, Qualidade entre outros. Mais recentemente a UniMetro criou o PIC - Programa de Inteligência Corporativa - realizado sempre às sextas-feiras pela manhã, no qual as pessoas compartilham suas aprendizagens. Nesses encontros, comparecem pesquisadores de universidades com projetos interessantes, funcionários do metrô que também estão desenvolvendo projetos, e consultores de mercado.

De 2000 a 2006, 26% dos funcionários haviam participado do PEG, 4% do MBA, 52% do PLG. Já há resultados palpáveis e muito bem sucedidos. O PEG, por exemplo, gerou um turbilhão de novas idéias que se transformaram em projetos, principalmente nas áreas financeira (de capacitação de recursos, com 14 trabalhos desenvolvidos e implantados, diretamente aplicáveis no negócio), gestão de projetos (com 22 projetos), novos negócios (com 14 trabalhos), demanda (6 trabalhos) e mobilização para ampliação do metrô (3 trabalhos).ÿ

O MBA, por sua vez, promoveu avanços significativos na área de gestão. Dos 14 trabalhos desenvolvidos, 4 geraram ações efetivas na área de segurança de risco na operação, gestão ambiental, gestão de conhecimento e comunicação. Na área de tecnologia metroviária, dos 5 trabalhos feitos, 3 geraram impacto nas áreas financeira e na confiabilidade. Foi criado, a partir desses trabalhos, um software de monitoramento contínuo de máquinas chave, outro sobre confiabilidade e segurança na comunicação digital no controle de movimentação de trens, e mais um que gerou racionalização de energia nos trens - houve redução de 10% no consumo.

● Universidade Corporativa do Metro – Unimetro

A mais antiga das unidades de educação corporativa é a Unimetro, criada em 1999, com uma estrutura totalmente distinta da área de treinamento e desenvolvimento.

No que se refere ao alinhamento das práticas à estratégia do negócio, foram implementados o Programa de Excelência Gerencial (PEG) e o Programa de Liderança Gerencial (PLG). O primeiro para dar suporte ao planejamento estratégico, dirigido prioritariamente aos funcionários que compõem a alta gerência. O segundo, voltado para os funcionários que possuem cargos de coordenação e supervisão e também aos técnicos e engenheiros em cargos de liderança, teve como objetivo estimular reflexões sobre as práticas de gestão de pessoas e desenvolvimento de competências consideradas essenciais às práticas gerenciais.

Quanto ao princípio da perpetuidade, existe a preocupação, manifestada na entrevista com o responsável, com a disseminação da cultura empresarial para todos os níveis hierárquicos. No entanto, não foi possível constatar ações empreendidas especificamente com esse objetivo.

No âmbito da conectividade, a educação corporativa está voltada eminentemente para o público interno. É digno de nota o Programa de Inteligência Corporativa, formulado com o objetivo de aproveitar a experiência de líderes/gerentes e estimular o compartilhamento do conhecimento tático existente na empresa, por meio da promoção de encontros e eventos.

Ao considerar o princípio da disponibilidade, apesar de importantes iniciativas associadas à prospecção e a implementação de novas tecnologias de aprendizagem, os resultados ainda não são considerados totalmente satisfatórios. Segundo o responsável entrevistado, «o emprego de tecnologia e o e-learning não são pontos fortes da Unimetro. Existe um portal de educação corporativa disponível em rede interna, Intranet, e assim o acesso só é possível aos funcionários quando estão na empresa. Outra iniciativa foi a criação do Canal do Conhecimento, que entrou no ar em 2002. Trata-se de tele-aulas transmitidas por três canais de televisão via satélite, dezesseis horas por dia, em quatro diferentes pontos das instalações do Metro».

No âmbito da integração da educação corporativa com a comunidade, um destaque é o Programa Ação Escolar, dirigido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com