TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usinas SOlar No BRasil

Trabalho Universitário: Usinas SOlar No BRasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 5

Usinas Solar No Brasil

Potencial de Aproveitamento de Radiação Solar

Primeira Usina Solar do Brasil

Local: Campinas - São Paulo

Capacidade: 200 kWh

A primeira usina solar do Brasil começou a funcionar em 27/11/2012, em Campinas (SP). O sistema de captação usa a energia fotovoltaica, obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade. O projeto foi um dos 18 aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no ano passado.

Com investimento de R$ 13,8 milhões, a Usina foi construída pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), com o apoio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para que a matriz energética do estado de São Paulo passe a ser menos dependente das hidroelétricas.

As pesquisas que serão realizadas na Usina, estarão a cargo da Unicamp e seguirão até 2015 a fim de que sejam feitas melhorias técnicas e comerciais.

Essas melhorias farão uma inserção, mais eficiente e mais eficaz, desta opção tecnológica de geração de eletricidade na matriz energética do Estado de São Paulo e mesmo do Brasil.

Como se sabe, o Brasil só tem experiência nesta área em projetos para residências e industrias de pequeno porte.

Com esta nova planta, em Tanquinho, seu funcionamento deve abastecer cerca de 650 clientes, que consomem em torno de 200 kWh todo mês.

Segundo a concessionária, este montante representa quase 70% da população da cidade de Campinas.

Este é um desenvolvimento tão importante quanto foi o desenvolvimento da energia eólica, em um centro tão avançado tecnologicamente como o da região de Campinas, pois do ponto de vista de luminosidade existem outros locais mais apropriados, porém grande parte do conhecimento sobre a tecnologia fotovoltaica esta na região.

A energia solar ainda não é economicamente viável em relação à hidroelétrica e só com a pesquisa científica é que vai deixar de ser.

Proveniente da conversão direta da luz solar em eletricidade, a energia fotovoltaica é gerada por meio de células solares, que são painéis fotovoltaicos com a capacidade de criar uma diferença de potencial elétrico entre os terminais por meio da luz. Dessa forma, as células absorvem a energia e formam uma corrente elétrica, assim como uma bateria.

Usina Solar Cidade Azul

Usina Solar Cidade Azul. Esse foi o nome que a população, por meio de votos via internet, escolheu para a planta que a Tractebel Energia está implantando na cidade de Tubarão. A usina, da Tractebel Energia, faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, junto com outras 12 empresas parceiras e tem prazo para estar pronta no primeiro semestre deste ano. A usina solar fica às margens da BR-101, ocupa uma área de 10 hectares e vai receber 19 mil painéis fotovoltaicos, colocados em um local onde ficava uma das bacias de cinzas desativadas do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. Quando ficar pronta vai gerar 3MWp, ou seja, no pico máximo, com sol a pino, chega aos 3MW.

Atualmente, é a maior usina solar do Brasil e até o final do projeto serão investidos R$ 56,3 milhões na usina e em mais oito módulos de avaliação solar situados em diferentes regiões do país. A usina e os módulos, segundo o presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni, têm como objetivo avaliar o potencial de geração solar no Brasil e a sua complementaridade com outras fontes de energia, como hidrelétrica, termelétrica e eólica.

No caso da usina solar foram dois meses de votação e três nomes sugeridos: Cidade Azul (36,1% dos votos); Tubarão (34,4%) e Nova Aurora (29,13%). Tubarão, segundo a prefeitura, é conhecida como a Cidade Azul, nome dado pelo escritor, político e jornalista catarinense Virgilio Várzea.

Usina Solar Nos estádios

da Copa

Quatro estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo terão energia solar — Mineirão, Maracanã, Arena Pernambuco e o Mané Garrincha, em Brasília. Empresas de energia elétrica começam a se interessar em alugar telhados para instalar módulos solares. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem recebido dezenas de consultas sobre o uso dessa energia renovável. Todos estes são indicadores positivos para que o setor começa a deslanchar no país, mas ainda há muito a trilhar.

Porem que soh 2 estão prontos até a data da Copa.

Primeiro a Arena Pernambuco

O primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com