TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Da Tecnologia Na Educação Do Campo

Monografias: Uso Da Tecnologia Na Educação Do Campo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO SUL BRASILEIRO DE PESQUISA

EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO – CENSUPEG.

O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

2012

O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Artigo, apresentado ao curso de Pós Graduação Educação do Campo, do Centro Sul- Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós- graduação, como requisito para obtenção do Título de Especialista de _____________. Orientado pelo Professor(a)___________________.

CORONEL VIVIDA

2012

TEMA: Tecnologias na Educação do Campo

TÍTULO: O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

PROBLEMA:

* Pensar na educação do campo tem sido um grande desafio para educadores e educadoras brasileiras. Talvez este movimento se diferencie de muitos outros na educação, justamente por estar sendo pensado para as pessoas do campo e que se interessam em um campo mais justo e com melhores condições para que ali vivam e trabalhem. Essa Educação deve ser voltada para uma educação específica e diferenciada, porém construída num sentido mais amplo com referências culturais e políticos. Essa educação ministrada no campo deve seguir modelos específicos à realidade existente sem privar o aluno do campo das tecnologias que os alunos da cidade tem acesso. Diante dessas situações:

Quais as possibilidades e limites do uso das tecnologias na educação do campo? Quais são suas reais necessidades?

Como as escolas do campo podem abordar as questões referentes ao uso das tecnologias?

JUSTIFICATIVA:

A educação escolar ofertada aos povos do campo no contexto brasileiro é historicamente precária. Entre as inúmeras causas produtoras desse cenário, encontramos o desafio do sistema escolar organizar os tempos e espaços educativos em um formato que possibilite e amplie o acesso à educação formal. Na era da informática, as tecnologias de informação e de comunicação (tics) se inserem nesse desafio como mediador que pode contribuir para o processo de inclusão social.

A sociedade tem hoje um novo paradigma tecnológico que se organiza em torno da tecnologia da informação e para que este recurso se torne um mediador do conhecimento é necessário que ela seja incorporado numa situação de aprendizagem, numa prática educativa restritiva ou ampliada, porém que determine as possibilidades de conexão dos sujeitos com seus contextos.

FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES:

A educação do campo nasceu sobre um olhar diferenciado às pessoas do campo que por muito tempo prevaleceu na sociedade em diversos setores, a idéia de que o campo se apresentava como um lugar atrasado, inferior, arcaico, projetando o espaço urbano como único caminho para o desenvolvimento. Porém os questionamentos lançados nos são particularmente instigantes. A história à qual os autores se referem, passa por vários períodos, cuja análise nos leva a entender a atual distribuição de terras, o movimento das pessoas do campo para o trabalho nas fábricas, a corrida pela mecanização dos processos produtivos dos alimentos, o predomínio das políticas públicas para as zonas mais urbanizadas em detrimento do campo, e, por fim, a escola do jeito como é hoje constituída no campo.

Neste contexto, as tecnologias têm um papel fundamental.

E hoje, as tecnologias podem contribuir na caminhada por um contexto mais justo, em que os próprios sujeitos do campo constroem e mostram a sua história, contudo quando se pensar em práticas pedagógicas para esse grupo o importante é que não fiquemos tão embevecidos pelas novas tecnologias que nos esqueçamos da importância dos processos manuais e particulares como facilitadores da ação humana em momentos de dificuldade de acesso a fontes de energia, em situações de pane ou por opção em manter traços da tradição cultural. Também é necessário estar cientes de que as tecnologias não são neutras, histórica e dialeticamente trouxeram benefícios para a humanidade, mas também criaram ou acirraram conflitos ao ampliar: a produção da agricultura patronal;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com