TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso Da Tecnologia Na Gestão De RH

Artigos Científicos: O Uso Da Tecnologia Na Gestão De RH. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 6

O Uso da Tecnologia na Gestão de Recursos Humanos

Introdução

Num mercado competitivo como o que vivemos atualmente, a disputa pelos profissionais que fazem a diferença está cada vez mais acirrada entre as empresas. Isso tem desafiado os departamentos de Recursos Humanos e seus gestores a desenvolver formas criativas para atrair e reter talentos. Nesse contexto, a tecnologia tem se tornado uma importante aliada nos processos de identificação desses profissionais, como por exemplo, buscar os melhores talentos para a organização, automatizar processos de negócios, gerir competências e desempenho, desenvolver talentos, comunicar e interagir com líderes e colaboradores e dispor informações para a tomada de decisões.

Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo evolutivo da área de Recursos Humanos (RH) até o estágio atual, no qual esta nova prática vem se ampliando.

Histórico

A sociedade viveu inúmeras transformações ao longo do tempo, e com isso a Gestão de Pessoas também foi se transformando.

Ficou claro que as condições sociais, econômicas, culturais e, obviamente, organizacionais são determinantes às práticas de Recursos Humanos. Assim, a Era da Informação também influenciou a gestão de pessoas. O modelo atual, de gestão competitiva de pessoas, afirma que as pessoas devem ser fonte de vantagem competitiva. Mas a área de Recursos Humanos também tem que ser, por si só, uma fonte que agregue valor a cadeia de valor organizacional.

Com o advento da globalização e do crescimento da tecnologia e a difusão da Internet, começaram a surgir práticas de gestão que buscam a competitividade, fundamentadas nestas inovações.

Como a área de Recursos Humanos também tem que se manter competitiva, ela também busca se adequar às novas tendências. Afinal, a área de RH, assim como todas as áreas de uma organização, tem hoje como objetivos a redução de custos, a eficiência e rapidez dos processos e a alta produtividade. Além disso, é crescente a pressão sobre a área para que ela se torne um parceiro estratégico, um businnes partner, também chamado consultor interno.

Outra grande mudança que afeta a área de RH é o surgimento de virtual workplaces – organizações em que os empregados podem trabalhar de qualquer ponto do mundo, estando conectados a suas empresas eletronicamente. Também chamado de teletrabalho, esta nova modalidade “surgiu da necessidade real de se obter informações rápidas e de baixos custos e aliar a melhoria de qualidade de vida, através da flexibilidade da escolha do local de trabalho”. (Resende e Takeshima, 2000).

A tecnologia também contribui para que a gestão de pessoas deixe de ser uma responsabilidade exclusiva do departamento de RH e entre no dia a dia dos gestores e líderes. Realizar consultas, propostas e debates sobre salários, promoções, benefícios, treinamentos, carreira e recrutamento está cada vez mais acessível, gerando mais independência e agilidade para as tomadas de decisão.

Os colaboradores deixam de ir ao RH para tirar dúvidas, passam a ter mais autonomia e a fazer uso de portais corporativos, onde as políticas, normas e procedimentos estão publicados e passam a dar mais transparência na relação com todos os níveis das organizações. Ele pode atualizar seus dados cadastrais, conferir seu saldo de horas, consultar sua folha de pagamento, imprimir um comprovante de trabalho ou o informe de rendimentos, solicitar a alteração de um benefício, inscrever-se num treinamento, fazer sua auto-avaliação de desempenho, checar sua posição na carreira e o que precisa fazer para ascender novas posições, dentre outros. As interfaces estão cada vez mais intuitivas, facilitando o uso por pessoas sem muita intimidade com as interfaces da informática. Os Portais e Intranet, permite aos profissionais de RH utilizar os mesmos tipos de servidores e browsers da internet para o uso interno, melhorando a capacidade do RH de oferecer serviços e melhorar a comunicação como a facilidade na atualização de procedimentos e outras publicações de RH.

Os Portais Corporativos surgiram como uma tentativa de organizar as informações das empresas.

Outro avanço no RH é o treinamento online, também chamado de e-learning, permite aos funcionários a possibilidade de acesso a uma formação personalizada, em que a cada pessoa é possibilitado aprender de acordo com suas necessidades e o seu próprio ritmo.

No âmbito do RH, a tecnologia possibilita que o departamento se torne cada vez mais produtivo e consiga gerenciar processos mais complexos do que há 30 anos. Rotinas operacionais, relatórios legais e integração com outros sistemas deixaram de ser as grandes preocupações da área, já que o desafio atual é gerar e analisar informações, permitindo a proposta de ações e o acompanhamento da implementação com rapidez e confiabilidade, além de ser um importante parceiro dos negócios para vencer os desafios de todos os setores da empresa. A vantagem do recrutamento e seleção on-line vem contribuir na otimização de custo tornando o processo mais ágil, eficiente e a retenção de talentos nas organizações. É uma grandiosa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com