TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização de alumínio

Artigo: Utilização de alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Artigo  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

O alumínio é o terceiro metal mais abundante na natureza, representando 8% da crosta terrestre. Sua obtenção é feita a partir da extração, mineração e refino da bauxita.

O alumínio é um material que possui diversas qualidades e grande versatilidade e por isso apresenta diversas aplicações: por ser leve (tem apenas 1/3 do peso do aço), é utilizado, por exemplo, na indústria de transporte, uma vez que apresenta menor consumo de energia; também é aplicado na fabricação de utensílios domésticos, devido a sua funcionalidade e praticidade, é considerado bom condutor elétrico e térmico, é impermeável, resistente e tem alta durabilidade. No entanto, sua principal característica é a reciclabilidade.

O alumínio pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades. Esse metal de grande qualidade é um dos principais materiais reciclados no Brasil.

A reciclagem, não só de alumínio, mas também de outros materiais, exerce um papel vital na preservação ambiental e no combate ao desperdício, gerando benefícios, como a economia de recursos naturais e de energia elétrica, além de gerar renda para famílias 4 que coletam esses itens. Isso significa que a reciclagem desempenha um papel importante nos aspectos econômico-financeiro e social.

Segundo a ABAL- Associação Brasileira de Alumínio- cerca de 2,1 mil empresas atuam, no Brasil, com a reciclagem, considerando cooperativas, revendas, processadores e outros.

De acordo com a Associação Brasileira de Alumínio (ABAL) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (ABRALATAS), em 2010, o Brasil reciclou 239,1 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas das 245 mil toneladas disponíveis no mercado, resultando em 97,6% de latas de alumínio recicladas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com