TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DE STEEL FRAME

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Na construção civil, um dos fatores levados cada vez mais em conta é o planejamento, devido na maioria das vezes a complexidade desse setor, os custos, os orçamentos e a produtividade de máquinas e mão-de-obra. Dado um empreendimento como um todo, este possui várias etapas diferentes entre si. Desta forma, podem ser consideradas as seguintes fases: concepção, execução, produção e uso.

Segundo Botero1 a etapa de execução é a que tem tido o maior destaque nas pesquisas realizadas na área. Enquanto isso, as fases de concepção e uso estão em um segundo plano, sendo a última considerada como a menos relevante.

Para Fazinga e Saffaro2 na gestão da produção na construção civil, existem algumas dificuldades devido as particularidades do setor, tais como: os produtos de caráter único, a organização temporária para a produção, a grande diversidade de insumos e fornecedores, assim como o uso intensivo de mão de obra especializada. Devido a essas peculiaridades, juntamente com as falhas de âmbito gerencial e as deficiências de planejamento, dificultam a obtenção de resultados previsíveis e repetitivos, ou seja, um processo de produção estável. Ao invés disso, os empreendimentos da construção civil acabam se desenvolvendo num ambiente de alta incerteza, pois é gerada pela presença da variabilidade.

Outra questão relevante é a presença do déficit habitacional que atingiu no ano de 2012, 5,24 milhões de moradia conforme Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA3. Nos últimos anos houve também aumento de renda das classes C e D, o que fez com que a concorrência do setor construtivo tivesse um aumento significativo.

Para Holz e Monteiro4 atualmente mais de 82% da população brasileira é urbana. Tendo em vista que isso ocorreu devido ao fato da rápida industrialização no início do século XX que atraiu as pessoas para as cidades. Esse fato resultou na formação de áreas urbanas irregulares e ilegais, já que nessa época não existiam políticas habitacionais.

Segundo Santiago5 outro dado publicado pelo IPEA destaca que o déficit habitacional brasileiro no ano de 2011, que constitui a quantidade de famílias sem moradia adequada no Brasil, é de aproximadamente 5,4 milhões de moradias.1

Desta forma, cada vez mais o mercado da construção civil brasileiro, tem procurado novas tecnologias e novos métodos construtivos. Neste contexto destaca-se o Steel Frame, produto ainda não muito bem aceito pelo mercado, devido a resistência do mercado a novas tecnologias, visto que a cultura da população, ainda se encontra enraizada no modo de construir e habitar.5

Segundo Rodrigues6 o Light Steel Frame (LSF), é um sistema autoportante, utilizando a construção a seco e em aço que visa minimizar as perdas e acelerar o processo construtivo.

Este sistema se apresenta como alternativa inovadora, simples, adequada e vantajosa da construção civil para a montagem de casas populares e outros tipos, empregando materiais que não causam grande degradação ambiental e podem ser reaproveitados, de possível reciclagem o que conta como fator importantíssimo para o meio ambiente e diminuindo também os entulhos desperdiçados, em comparação com a construção de casas de alvenaria convencional. Usa materiais simples e disponíveis no Brasil, como gesso acartonado de drywall, placas cimentícias, réguas de PVC, chapas de madeira (compensado ou OSB – Oriented Strand Board), mantas de lã de rocha ou lã de vidro, fibras cerâmicas, revestimento cerâmico e subcoberturas, aço galvanizado formado a frio para a estrutura, além de outros materiais para vedação e dispositivos de fixação.7

Cichielli8 diz que esses materiais são fabricados com alto sistema de qualidade, tecnologias avançadas e suas estruturas com durabilidade e longevidade, certificados e controlados por normas, assim tudo é previamente calculado em projeto e ajustado em obra e embora necessite de mão de obra qualificada, diminui gastos e desperdícios além de permitir um alto controle de qualidade da obra pronta, garantindo a satisfação de seus futuros usuários.

Esse sistema construtivo teve seu inicio no século XIX, com habitações de madeira na América pelos colonizadores, por ser um método construtivo mais rápido e produtivo, nesse período chamado de Balloon Framing e mais para frente de Wood Frame por utilizar madeira. A madeira era empregada devido a ser um material largamente disponível e de fácil manuseio na época em comparação com outros materiais, além de manter o conforto térmico da casa. Passou-se a utilizar o aço e outros materiais um século mais tarde com o desenvolvimento da indústria do aço e no período pós Segunda Guerra Mundial, disseminando pelo mundo todo com o uso de perfis leves e resistentes de aço.8

Mediante ao exposto este estudo, se justifica pela necessidade de se conhecer quais são as vantagens e desvantagens do Steel Frame tendo em vista todas as qualidades construtivas já comprovadas deste sistema, devendo haver um incentivo maior neste tipo de construção.

2 OBJETIVO

Conhecer quais são as vantagens e desvantagens do Steel Frame.

Comparar uma obra de Steel Frame com uma obra convencional de alvenaria.

3 MÉTODO

O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica de caráter exploratória descritiva, através dos descritores: Construção civil, Engenharia, Habitação, Steel Frame.

Para realização da busca foram selecionadas às bases de dados de Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Para a seleção dos artigos durante a busca bibliográfica, serão utilizados os critérios de inclusão: artigos disponíveis nos Idiomas Português (BR) e Inglês, publicados no período de 2005 a 2015, que abordaram a temática estudada. E os critérios de exclusão: artigos não disponíveis no idioma supracitado, publicado fora da faixa de inclusão que não abordem a temática estudada.

Desse modo os critérios de seleção foram utilizados para a delimitação e realização do levantamento da literatura. Todos os artigos encontrados serão pré-selecionados através da leitura do texto e resumo, e selecionados de acordo com a pertinência ao tema estudado e aos critérios de seleção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com