TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Steel Frame

Dissertações: Steel Frame. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA CONSTRUTIVO

STEEL FRAME

Jundiaí

2013

CAIO JULIAN – RA:1006055

MARCOS ROBERTO – RA:1005909

SISTEMA CONSTRUTIVO

STEEL FRAME

Trabalho apresentado à disciplina de planejamento e controle de obras e tecnologia das construções, do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Padre Anchieta, turma 8º“B”,sob orientação do Prof. André Penteado.

Jundiaí

2013

SUMÁRIO

1 4

2 5

3 4

4 5

5 7

6 CONCLUSÃO 7

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7

1 INTRODUÇÃO

Diante do crescimento populacional e dos avanços tecnológicos, a indústria da construção civil tem buscado sistemas mais eficientes de construção com objetivo de aumentar a produtividade, diminuir o desperdício e atender a uma demanda crescente no Brasil, a construção civil ainda é predominantemente artesanal caracterizada principalmente pelo grande desperdício. Nesse aspecto, o uso do aço na construção civil vem aparecendo como uma das alternativas para mudar o panorama do setor.

2 CARACTERISTICAS DO SISTEMA LIGHT STEEL FRAMING

Steel framing é um sistema construtivo de concepção racional, que tem como principal característica uma estrutura constituída por perfis formados a frio de aço galvanizado que são utilizados para a composição de painéis estruturais e não estruturais, vigas secundárias, vigas de piso, tesouras de telhado e demais componentes. Por ser um sistema industrializado, possibilita uma construção a seco com grande rapidez de execução. Assim, devido a essas características, o sistema light Steel Framing também é conhecido por sistema auto-portante de construção a seco.

Interpretando a expressão “Steel Framing”, do inglês “steel = aço” e “framing” que deriva de “frame=estrutura, esqueleto, disposição, construção”(Dicionário Michaelis, 1987), pode ser definida por: Processo pelo qual compõe-se um esqueleto estrutural em aço formado por diversos Elementos individuais ligados entre si, passando estes a funcionar em conjunto para resistir às cargas que solicitam a edificação e dando forma a mesma.

Apesar de ser considerada uma tecnologia nova, a origem do Light Steel Framing remonta ao inicio do século XIX. Na verdade, historicamente inicia com as habitações em madeira construídas pelos colonizadores no território americano naquela época.

A partir daí, as construções em madeira, conhecidas por “Wood Frame”, tomaram-se a tipologia residencial mais comum nos Estados Unidos. Em 1933, com o grande desenvolvimento da indústria do aço nos Estados Unidos, foi lançado na Feira Mundial de Chicago, o protótipo de uma residência em Light Steel Framing que utilizava perfis de aço substituindo a estrutura de madeira

Confirmar site da foto

O crescimento da economia americana e abundância na produção de aço no período pós segunda guerra possibilitou a evolução nos processos de fabricação de perfis formados a frio, e o uso dos perfis de aço substituindo os de madeira passou a ser vantajoso devido a maior resistência e eficiência estrutural do aço e a capacidade da estrutura de resistir a catástrofes naturais como terremotos e furacões.

Confirmar site da foto

No Japão, as primeiras construções em LSF começaram a aparecer após a Segunda Guerra Mundial quando foi necessária a reconstrução de quatro milhões de casas destruídas por bombardeios. A madeira, material usado na estrutura das casas, havia sido um fator agravante nos incêndios que se alastravam durante os ataques. Assim, o governo japonês restringiu o uso da madeira em construções auto-portantes a fim de proteger os recursos florestais que poderiam ser extintos e também para promover construções não inflamáveis. A indústria de aço japonesa, vendo nessas restrições um nicho de mercado, começou a produzir perfis leves de aço para a construção como substituto para os produtos estruturais de madeira. Como consequência, o Japão apresenta um mercado e uma indústria altamente desenvolvidos na área de construções em perfis leves de aço.

Apesar do LSF ser um sistema construtivo bastante empregado em países onde a construção civil é predominantemente industrializada, no Brasil onde prevalece o método artesanal, ainda é pouco conhecido. Assim, em um primeiro momento, para ajudar a visualizar o LSF, podemos recorrer ao “Drywall”, que é amplamente utilizado em vedações internas no Brasil, que apesar de não ter função estrutural, utiliza perfis galvanizados para compor um esqueleto onde são fixadas as placas para fechamento. Porém a semelhança acaba nesse ponto. Já que o LSF, como já foi definido anteriormente, é um sistema muito mais amplo, capaz de integrar todos os componentes necessários à construção de uma edificação, tendo como o fundamental a estrutura. Na ilustração é possível visualizar esquematicamente, a estrutura e os subsistemas de uma casa em LSF.

Figura 2.2- Desenho esquematico de uma residencia em Light Steel Framing.

As paredes que constituem a estrutura são denominadas de painéis estruturais ou auto portantes e são compostos por grande quantidades de perfis galvanizados muito leves denominados montantes, que são separados entre si de 400 ou 600mm. Esta dimensão é definida de acordo com o cálculo estrutural, e determina a modulação de projeto. Otimiza custos e mão-de-obra na medida que se padronizam os componentes estruturais, os de fechamento e de revestimentos. Os painéis têm a função de distribuir uniformemente as cargas e encaminhá-las até o solo. O fechamento desses painéis pode ser feito por vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com