TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Steel Frame

Ensaios: Steel Frame. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

O Steel Frame no Brasil

O sistema de construção com utilização de Steel Frame foi introduzido no Brasil no final da década de 90 e também é conhecido como "construção a seco".

A utilização desse método tem apresentado uma crescente expansão aqui no Brasil, principalmente se comparado à construção tradicional que é mais demorada e gera desperdício de matérias e entulhos. Inicialmente era mais utilizado em construções comerciais, mas agora já está se tornando mais frequentes as construções residenciais.

E procurando sempre se atualizar e não ficar para trás diversas construtoras nacionais têm se especializado neste segmento, oferecendo sistemas de construção com o mesmo nível de tecnologia empregado nos Estados Unidos e muitos outros países onde a utilização já é bem difundida.

Considerando todas as vantagens apresentadas pelo Steel frame, sobretudo o da economia financeira e de tempo (cerca de 50% mais rápido), vários projetos de casas populares dessa natureza já estão se tornando cada vez mais comuns.

PROJETO ARQUITETÔNICO

Fundação: o tipo de fundação mais utilizada é o Radier de concreto, que é uma fundação mais rasa, cerca de 15 cm e que deve estar perfeitamente nivelada.

Estrutura: os painéis são feitos com chapa de aço galvanizado com uma espessura de 0,95 m. Os painéis podem ser instalados na vertical, para serem utilizados como paredes, e na horizontal como pisos.

A união é executada com parafusos com diversas formas de cabeça.

Contraventamento: Sistema não somente de proteção contra a ação do vento mas também para aumentar a rigidez da construção. Geralmente é feito na posição de X.

Lage: as lajes de piso (ou cobertura) mais utilizadas em estruturas de aço são de concreto armado. Mas existem outras e na figura abaixo é ilustrado quatro diferentes tipos de laje:

-lajes do tipo convencional de concreto armado moldadas “in loco”,

-lajes (painéis individuais) de concreto celular autoclavados,

-lajes moldadas “in loco” usando forma metálica permanente (steel deck) e

-lajes pré-moldadas com enchimento de lajota cerâmica ou poliestireno expandido (Isopor).

Vedação: Para o fechamento das estruturas de steel frame são utilizados diversos tipos de materiais industrializados, entre eles os mais comuns são: placas cimentícias, gesso acartonado, painel OSB. Todos esses materiais podem ser preenchidos com feltro de lã de rocha ou de vidro que proporcionam um isolamento térmico e acústico. A espessura final das paredes externas é de 15,6 cm a 21,6 cm.

Instalação elétrica e hidráulica: Convencional

Revestimento de piso e parede: Não há restrições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com