TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VEÍCULOS AUTÔNOMOS E ITS NO COMBATE AOS ACIDENTES DE TRANSITO

Por:   •  23/5/2020  •  Monografia  •  7.999 Palavras (32 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 32

ALISON SILVA SOUZA

VEÍCULOS AUTÔNOMOS E ITS NO COMBATE AOS ACIDENTES DE TRANSITO

Monografia apresentada ao PECE – Programa de Educação Continuada em Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo como parte dos requisitos para conclusão do curso de MBA em Internet of Things.

São Paulo

2018

ALISON SILVA SOUZA

VEÍCULOS AUTÔNOMOS E ITS NO COMBATE AOS ACIDENTES DE TRANSITO

Monografia apresentada ao PECE – Programa de Educação Continuada em Engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo como parte dos requisitos para a conclusão do curso de MBA em Internet of Things.

Área de Concentração: Internet of Things

Orientador: Prof. Dr. Vidal Augusto Melo

São Paulo

2018

Catalogação-na-publicação

Souza, Alison

VEÍCULOS AUTÔNOMOS E ITS NO COMBATE AOS ACIDENTES DE

TRANSITO / A. Souza -- São Paulo, 2018.

49 p.

Monografia (MBA em Internet das Coisas) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. PECE – Programa de Educação Continuada em Engenharia.

1.Sistemas Inteligentes de Transporte 2. Veículos Autônomos 3. Acidentes de Trânsito I. Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. PECE – Programa de Educação Continuada em Engenharia II.t.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus pais que sempre me apoiaram em todas as minhas escolhas e me deram as melhores condições para conquistar meus objetivos, dedico também esse trabalho a minha noiva que está sempre ao meu lado me incentivando e motivando.

AGRADECIMENTOS

À Universidade de São Paulo – USP por ser referência de qualidade de ensino e estar entre as melhores universidades do mundo.

À Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – EPUSP, por possuir um excelente corpo docente, onde todos seus profissionais estão atualizados com as tendências do mundo e sempre preparados para repassar o conhecimento da melhor maneira.

Ao PECE – Programa de Educação Continuada em Engenharia que promove cursos de pós-graduação e especializações de qualidade superior e fornece excelente estrutura a todos os seus alunos e corpo docente.

A minha família que está ao meu lado em todos os momentos me incentivando e motivando para que eu possa dar sempre o meu melhor em busca dos meus sonhos.

RESUMO

Os sistemas inteligentes de transporte possibilitam que diversas tecnologias inovadoras que visam melhorar a segurança, eficiência, conforto, dentre outros benefícios associados ao tráfego veicular em ruas e estradas.

Em conjunto com esses sistemas de transporte, a indústria segue com grandes avanços no desenvolvimento e testes dos veículos autônomos e semiautônomos, esse tipo de veículo também tem como meta melhorar a segurança do trânsito além dos ganhos de produtividade e conforto.

Este trabalho tem como foco principal abordar as questões de segurança e prevenção de acidentes provenientes dos sistemas inteligentes de transporte e veículos autônomos. São apresentadas as principais causas de acidentes em rodovias brasileiras, bem como os fundamentos dos sistemas inteligentes de transporte, veículos autônomos e as tecnologias voltadas a redução dos acidentes no transito.

Ao final deste trabalho são apresentas as conclusões obtidas e possíveis trabalhos futuros.

Palavras-Chaves: Internet das Coisas, Sistemas Inteligentes de Transporte, Veículos Autônomos, Veículo-Veículo, Veículo-Infraestrutura, Acidentes de Trânsito

ABSTRACT

Intelligent transportation systems allow us to use several innovative technologies to improve safety, efficiency and comfort, among other benefits associated with vehicular traffic on streets and roads.

Together with these transportation systems, the industry continues to make great improvements in the development and testing of autonomous and semi-autonomous vehicles, this type of vehicle also aims to improve traffic safety in addition to gains in productivity and comfort.

The main focus of this work is to address safety and accident prevention coming from intelligent transportation systems and autonomous vehicles. It will present the main causes of accidents in Brazilian highways, as well as the fundamentals of intelligent transportation systems, autonomous vehicles and technologies focused on reducing traffic accidents.

At the end of this document it will be presented the conclusions obtained and possible future work.

Keywords: Internet of Things, Intelligent Transport Systems, Autonomous Vehicles, Vehicle-to-Vehicle, Vehicle-to-Infrastructure, Traffic Accidents

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Pág.

Figura 1 – Evolução da frota nacional entre 2000 e 2016 ................……………… 14

Figura 2 – Condições das rodovias federais e estaduais .................……………… 15

Figura 3 – ITS classificação, subdivisões e aplicações ....................……………… 23

Figura 4 – Arquitetura ITS .................................................................……………… 26

Figura 5 – Comunicações V2V, V2I e Híbrida ......................................…………… 28

Figura 6 – Cadeia de decisão em veículo autônomo ...............................………… 31

Figura 7 – Colisão veículo parado ............................................................………… 32

Figura 8 – Colisão veículo parado sem visibilidade .........................................…… 32

Figura 9 – Mudança de faixa ...........................................................................….... 33

Figura 10 – Ultrapassagem sem visibilidade .....................................……………… 33

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.4 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com