TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidente de trânsito pode ser prevenida ou incapaz de impedir

Tese: Acidente de trânsito pode ser prevenida ou incapaz de impedir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Acidente de trânsito é todo evento danoso que envolva o veículo, a via, o homem e/ou animais e para caracterizar-se, é necessário à presença de dois desses fatores. Os acidentes de trânsito no Brasil atualmente faz com que uma grande quantidade de vidas sejam perdidas anualmente.

São números assustadores maiores do que sérias doenças que atingem a população brasileira. Mas, infelizmente, esses números parecem não atingir a sensibilidade e razoabilidade dos dirigentes dos órgãos de trânsito e dos nossos governantes, no sentido de se combater veementemente e com ações essa real guerra no trânsito.

Pouca gente tem coragem de falar, principalmente as autoridades, mas a falta ou diminuição no rigor na fiscalização e penalização dos infratores de trânsito tem contribuído de maneira significativa para o aumento e agravamento dos acidentes de trânsito. Os acidentes têm aumentado, mas um fator importante é que eles têm vitimizando mais seriamente as pessoas.

Acidente de trânsito é evitável ou não é evitável?

Dirigir defensivamente ou preventivamente é, sem dúvida, uma maneira de se evitar acidente de trânsito. Todavia, os dados estatísticos revelam que no Brasil, a ocorrência de acidentes que resultam vítimas e danos de grande monta, crescem assustadoramente, principalmente nos finais de semana prolongados, tendo como causas principais a imprudência, negligência e imperícia dos condutores que continuam desrespeitando as leis embora saibam que teriam que cumpri-las.

Com certeza, a falha humana ainda é a maior responsável por esses lamentáveis e trágicos acontecimentos. Estamos convictos de que só uma mudança de comportamento do condutor poderá reverter esse quadro. Podemos afirmar categoricamente que todos os acidentes são evitáveis, é o que vamos mostrar através do seguinte exemplo: - um veículo ao fazer uma ultrapassagem colidiu frontalmente com outro que vinha em sentido contrário na sua mão de direção. Esse exemplo confirma nosso pensamento, pois se o condutor do veículo que tentou a ultrapassagem verificasse as condições de segurança para realizar tal manobra, tal fato não aconteceria, portanto foi um acidente evitável como os demais que acontecem. Todo acidente de trânsito pode ser evitado por alguém.

Quanto ao tipo de acidente de trânsito com maior ocorrência foi constatada a "colisão na traseira". 65% das ocorrências foram registradas com o "tempo bom", 55% em plena luz do dia, 70% em pistas simples, 70% na reta. E mais de 90% dos acidentes tiveram como causa principal a falha humana.

A Classificação dos acidentes de trânsito quanto às conseqüências pode ser:

• Simples - Sem vítimas ou com danos de pequena importância.

• Graves - Com vítimas ou com danos de grande monta.

Os Tipos de acidentes de trânsito de acordo com as características da ocorrência são:

• Colisão = frontal, traseira, lateral no mesmo sentido, lateral no sentido oposto, transversal;

• Atropelamento = de pedestre e de animal;

• Tombamento;

• Capotamento;

• Outros.

Causas mais comum em Acidentes de Trânsito

O erro humano, em todo o mundo, é responsável por mais de 90% dos acidentes de trânsito registrados, ceifando muitas vidas. Porém, os números brasileiros são alarmantes e disparam na frente de qualquer país do mundo.

O estado emocional também pode retardar os reflexos e o tempo de reação de um motorista. O indivíduo que traz para o volante suas preocupações decorrentes do dia-a-dia poderá alterar muito seu tempo de reação, principalmente em função do baixo nível de concentração na atividade de dirigir.

Pessoas imaturas também constituem um grupo de grande propensão para sofrerem acidentes no trânsito, uma vez que sua necessidade de autoafirmação faz com que ajam impulsivamente, agridam e/ou desrespeitem os direitos e a vida dos demais. Esse tipo de comportamento é altamente difundido no trânsito brasileiro.

Principais imprudências determinantes de acidentes de trânsito fatais no Brasil, por ordem de incidências:

o Velocidade excessiva;

o Dirigir sob efeito de álcool;

o Distância insuficiente em relação ao veículo dianteiro;

o Desrespeito à sinalização.

Principais causas de acidentes de trânsito e como evitá-los de acordo com cada tipo:

Colisão: acidente em que há impacto entre dois veículos em movimento, podendo ser:

Colisão frontal: ocorre quando dois veículos transitam em sentidos opostos e na mesma direção.

Causas principais:

o Ultrapassagens mal realizadas;

o Velocidade acima da permitida;

o Falta de atenção;

o Desobediência à sinalização;

o Uso de bebidas ou drogas.

Como evitar:

o Na dúvida não ultrapassar;

o Respeitar os limites de velocidade, principalmente nas curvas para evitar que a força centrífuga arraste seu veículo para a faixa de trânsito do sentido oposto;

o Obedecer à sinalização;

o Dirigir com atenção;

o Não beber e não usar de drogas.

Colisão na traseira: ocorre quando dois veículos transitam no mesmo sentido e o de trás atinge a traseira do outro.

Causas principais:

o Ausência da distância de segurança;

o Velocidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com