TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO DO G8 NO MUNDO GLOBALIZADO

Monografias: VISÃO DO G8 NO MUNDO GLOBALIZADO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  8.560 Palavras (35 Páginas)  •  894 Visualizações

Página 1 de 35

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública

Disciplina: Teoria Política

3º Semestre

Taguatinga/DF

INTRODUÇÃO

Este trabalho é um resumo sobre o G8 visa passar os principais conceitos em um trabalho de desenvolvimento, porém neste trabalho foi desenvolvido um pouco além do solicitado devido a grande extensão do assunto.

O G8 reúne a Rússia e os sete países mais industrializados do mundo – Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália e Japão. Criado em 1975 por iniciativa francesa, tinha por objetivo a unificação das políticas macroeconômicas das grandes potências em plena recessão econômica mundial. O Canadá entrou no ano seguinte e a Rússia em 1998.

A pauta das reuniões, antes restrita a temas econômicos e de segurança, passou a incluir questões como saúde, meio ambiente, desarmamento e combate ao terrorismo. O G8 é uma das grandes estruturas de discussão sobre governabilidade global no mundo atual. Embora não seja uma estrutura institucional, tem muita capacidade para influenciar a dinâmica do mundo, equivale a organismos como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial, o Conselho de Segurança da ONU e a Organização Mundial do Comércio. O G8 é um clube informal e muito exclusivo dos países mais avançados. O ambiente econômico internacional é resultado direto de decisões do G8. Com o passar do tempo, o que era um colegiado se institucionalizou como ambiente para decisões fundamentais para a economia mundial, como a relação de paridade entre as moedas das principais economias.

ETAPA 1

Países mais economicamente desenvolvidos podem dar ajuda aos países menos economicamente desenvolvidos. Existem vários tipos de ajuda:

• Ajuda governamental (bilateral)

• Ajuda de organizações governamentais (multilateral)

• Ajuda voluntária

• Ajuda de curto-prazo/emergencial

• Ajuda de longo-prazo/sustentável

Ajudas também podem ser dadas de diversas formas. Através de dinheiro, materiais e pessoas qualificadas ou graduadas.

Ajuda tem suas vantagens. Muitas ajudas de curto-prazo ou emergenciais ajudam pessoas nos países pouco desenvolvidos economicamente a sobreviver a desastres naturais (terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, etc.) ou antrópicos (guerra civil, etc.). Também ajudam o país receptor a se desenvolver mais.

No entanto, a ajuda também tem suas desvantagens. Frequentemente ela sequer atinge as pessoas mais pobres. O dinheiro ganhado através delas muitas vezes é utilizado para infra-estruturas (pontes, ruas, etc.), que apenas os ricos podem usar. Também, os países receptores se tornam mais dependentes de ajudas de outros países.

O Estado corresponde a;

• Uma comunidade humana.

• Fixação em um território.

• Exerce ai o Poder político.

O termo Estado advém do substantivo latino status,relaciona-se com o verbo sare, que significa estar firme..O estado está etimologicamento relacionado à idéia de estabilidade.Dai que o conceito de Estado chegou a ser utilizado para designar a sociedade política estabilizada por um senhor soberano que controla e orienta os demais senhores.

Para uma definição abrangente de Estado seria uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupa um território definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é uma constituição escrita. É dirigido por um governo soberano reconhecido interna e externamente, sendo responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio legitimo do uso da força e da coerção. Estado (do latim status,us: modo de estar, situação, condição), segundo o Dicionário Houaiss é datada do século XIII e designa "conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação”; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado”.[1] Segundo o jurista italiano Norberto Bobbio, a primeira vez que a palavra foi utilizada, com o seu sentido contemporâneo, foi no livro O Príncipe, de Nicolau Maquiavel.

É organizada política, social e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo, um povo, um território.

A) As duas principais formas fundamentais de Governo são;

Monarquia: As três caraterísticas principais da monarquia podem ser identificadas como; Vitaliciedade, ou seja, o mandato de um monarca não é revestido de prazo, a temporalidade do mesmo é definida pelo tempo de vida do monarca ou até mesmo quando a saúde permitir; A hereditariedade, que consiste na transmissibilidade do poder ao herdeiro do monarca, seguindo a linha sucessória da realeza. A irresponsabilidade, ou de necessidade de o monarca justificar ou fundamentar os atos do governo e as orientações políticas perante a sociedade.

República; Designava o próprio Estado, considerado como coisa de todos (latim ; res = coisa + publica = pública), ganha seu sentido anual, de forma de governo com a revolução francesa de 1789. A república pode ser; aristocrática ou democrática (do gregoaristoi = melhores e kratos = poder

A república democrática consiste em uma forma de governo na qual todo poder emana do povo. Pode ser: direta, indireta ou semidireta.

B) Os sistemas de governo podem ser:

O regime Parlamentarista. O regime parlamentarista pode funcionar tanto em uma forma monárquica como em uma forma republicana. O que caracteriza esse regime de governo é que a figura do chefe de Estado se diferencia da figura do chefe de governo. Nesse sistema, portanto o rei ou presidente exerce

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com