TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vale Mineradora

Trabalho Universitário: Vale Mineradora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 5

Vale no Mundo

Com sede no Brasil e presente em mais de 30 países, a Vale é uma empresa global, comprometendo-se com a qualidade de vida e a preservação ambiental das regiões em que está inserida.

Ela estabelece uma Política de Direitos Humanos com diretrizes e princípios para sua atuação em projetos e operações e em toda a sua cadeia produtiva.

Mais de 195 mil pessoas trabalham na vale onde ela atua.

Empreendimento

Construção da oitava usina da Vale em Vitória ES

A Usina VIII da Vale em Vitória

No ritmo previsto as obras de instalação da Usina 8, no Complexo de Tubarão (ES).

A pelotizadora, com capacidade de produção de 7 milhões de toneladas de pelotas por ano, começou a ser implantada em 2008 e tem previsão de estar concluída até o final de 2013.

A Vale investe em projetos de exploração que buscam, nos quatro cantos do planeta, locais que abriguem novas reservas minerais.

À frente desse trabalho, estão as equipes que reúnem, principalmente, geólogos e engenheiros. Esses profissionais utilizam técnicas que vão da coleta de rochas e sondagens no subsolo, à análise de imagens de satélite para identificar a presença de minerais.

Os especialistas garantem: não é sempre que encontramos depósitos cheios de minérios com alto valor econômico. Na maioria das vezes, são necessários muitos anos de estudos até a descoberta de reservas que podem gerar valor para a nossa empresa.

Em um cenário de desafios para a viabilização de depósitos minerais, a inovação tecnológica tem papel estratégico para garantir o crescimento sustentável da empresa.

Possui também um avançado centro laboratorial, o Centro de Desenvolvimento Mineral (CDM), no Brasil, onde pesquisam novas maneiras de extrair e processar os minérios para torná-los mais produtivos e economicamente viáveis.

E mais tecnologia, a Vale faz o peneiramento, uma das fases da produção de minério de ferro, utiliza água para separar o minério grosso do fino. Essa tecnologia desenvolvida utiliza a umidade do próprio ambiente para fazer esse processo.

Isso significa menos 19,7 milhões m³ de água por ano = economia equivalente ao consumo de cidade com 430 mil habitantes.

Possui também o sistema de reaproveitamento de minério que já permitiu reprocessar 5,2 milhões de toneladas de minério ultrafino depositado nas barragens, que, sem esta tecnologia, seria desperdiçado.

E se tratando de transporte a Vale tem 10 mil quilômetros de ferrovias próprias e utilizam os maiores navios mineraleiros do mundo. Os Valemax têm capacidade de 400 mil toneladas – 2,3 vezes mais do que os tradicionais capesizes e emitem 35% menos CO2 por tonelada de minério transportado.

Impactos Socioambientais

Seus investimento na construção da oitava usina de pelotização, e de R$ 1,2 bilhão no empreendimento, que tem geração de 3 mil postos de trabalho durante as obras e 350 empregos permanentes na operação.

Sociais

Os investimentos da Vale em uma região de atuação, geram também qualificação profissional, geração de emprego, aumento da arrecadação de impostos, infra estrutura, desenvolvimento da economia local, criação de pólos científico-tecnológicos e estímulo à cultura e ao esporte.

Investe alto para reduzir os impactos decorrentes de suas atividades durante as operações e ao término delas. Por meio da Fundação Vale, onde é coordenado os investimentos socioambientais nas localidades em que estamos presentes.

Ambientais

165 milhões US$ aplicado no controle de redução de emissões. A meta voluntária da Vale é de reduzir em 5% a emissão de gases de efeito estufa até 2020.

70% da Água é reaproveitada.

73% dos resíduos são reciclados.

Mitigação compensatórias

Para obter os minérios que comercializam, precisam separar, nas rochas, a parte aproveitável do material que não tem valor mineral – os rejeitos. A Vale desenvolve

iniciativas para armazenar esses resíduos da maneira mais adequada e reutilizá-los.

As pilhas e barragens que armazenam esses resíduos podem ser utilizadas para um novo processo de mineração, com o uso de tecnologias em desenvolvimento pela Vale. Além disso, alguns desses rejeitos de mineração podem ser utilizados na produção de cimento, cerâmica e até adubo.

Diminuir os resíduos não minerais, como pneus, plástico e outros materiais utilizados em suas operações, é também preocupação da Vale. Parte desse material é enviado para reciclagem, criando renda para as comunidades próximas.

Tecnologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com