TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vamos conhecer mais esse campo da Ergonomia?

Por:   •  10/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

a) Qual é o foco de cada uma das abordagens e as diferenças entre elas?

b) Pesquise a respeito da psicodinâmica do trabalho e ergologia e faça a diferenciação bem como a comparação destas duas “ciências” com a ergonomia.

c) Faça uma breve conclusão a respeito do material estudado.

Recomendações: o texto não deve ser igual ao do conteúdo da disciplina nem do material pesquisado na internet – o(a) aluno(a) deverá ler o material sugerido, pesquisar em outras fontes e trazer suas próprias percepções. Além disso, mesmo no fórum, devem ser inseridas as referências bibliográficas estudadas.

Tarefa 2

Ergonomia trata-se de uma área responsável pelo estudo do ambiente de trabalho ao homem, surgiu em meados dos anos de 1949, por meio de uma reunião entre pesquisadores da Ergonomics Research Society, na Inglaterra, antes tinha como meta o homem e a máquina hoje é vista como interação entre homem e tecnologia.

Segundo International Ergonomics Association (IEA) a anglo-saxônica é a disciplina que trata da relação humana e os outros elementos do sistema para o planejamento, algumas características anglo-saxônicas: origem tradicional com forte influência americana, da ergonomia ciência do trabalho aplicada no contesto do projeto, interação máquina e homem e prevenção, de pesquisas análise antropométrica, fisiológica e experimentos em laboratórios.

Francofônicos: Nesse modelo a concepção era do Human Factors sua preocupação voltada para novos postos de trabalhos elaborando análise de atividades em situação real influenciado pelo período pós-guerra e futuras demandas do polo industrial europeu de fabricas de automóveis.

Caracteriza-se pela origem francesa, ergonomia voltada para estudo específico de contexto de trabalho, análise de processos, das atividades, análise psicológicas e cognitivas, observações e registros do trabalho, comportamento físico e mental, predomínio do delineamento qualitativo e dinâmico da variabilidade do trabalhador.

b) Pesquise a respeito da psicodinâmica do trabalho e ergologia e faça a diferenciação bem como a comparação destas duas “ciências” com a ergonomia.•.

Voltada para um exercício de reflexão coletiva, a psicodinâmica do Trabalho visa propor uma discussão em conjunto com as normas, com objetivo de compreender processos de saúde através de analise clinico, patologias inerentes às atividades do dia-dia. Nesse sentido, a confrontação de opinião sobre o trabalho vai de encontro à capacidade de pensamentos dos indivíduos juntamente com suas problemáticas trazendo soluções de aprendizado para as organizações.

A ergologia tem como seu maior objetivo promover uma abordagem transversal para compreender os meios de trabalho em sua globalidade; elaborar instrumentos de intervenção com vistas à reorganização e à gestão do trabalho e, consequentemente, promoção da eficácia, da qualidade e, sobretudo, da melhoria das condições de trabalho; estimular um quadro de reflexão teórico-prática a propósito do trabalho e de suas transformações em curso, em todas as atividades profissionais.

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com