TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagem da recursividade

Artigo: Vantagem da recursividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Artigo  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

Recursividade

Em ciência da computação, a recursividade é a definição de uma sub-rotina (função ou método) que pode invocar a si mesma. Um exemplo de aplicação da recursividade pode ser encontrado nos analisadores sintáticos recursivos para linguagens de programação.

Um objeto é dito recursivo se ele consistir parcialmente ou for definido em termos de si próprio. Nesse contexto, um tipo especial de procedimento (algoritmo) será utilizado, algumas vezes, para a solução de alguns problemas. Esse procedimento é denominado recursivo. Todo procedimento, recursivo ou não, deve possuir pelo menos uma chamada proveniente de um local exterior a ele. Essa chamada é denominada externa. Um procedimento não recursivo é, pois, aquele em que todas as chamadas são externas.

A todo procedimento recursivo corresponde um outro não recursivo que executa,

exatamente, a mesma computação

Vantagem da recursividade:

- código mais “enxuto” (conciso);

- possibilidade de usar um programa de computador finito para definir, analisar ou produzir um estoque potencialmente infinito de sentenças.

Condição de Parada

Uma observação importante a respeito de algoritmos recursivos diz respeito à condição de parada. Da mesma forma que, quando utilizamos uma estrutura de repetição, precisamos de um condição que delimite o número de repetições a serem executadas, em um algoritmo recursivo precisamos de uma condição que nos diga quantas vezes o algoritmo será executado recursivamente. Por exemplo, nossa condição de parada para o algoritmo do fatorial é: 0! = 1.

Então, para que a condição de parada seja atingida, o algoritmo recursivo deve, a cada passo, diminuir a instância (ou entrada) do problema.

Recursão Indireta

Funções podem ser recursivas (invocar a si próprias) indiretamente, fazendo isto através de outras funções: assim, "P" pode chamar "Q" que chama "R" e assim por diante, até que "P" seja novamente invocada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com