TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens do transporte de gasodutos

Artigo: Vantagens do transporte de gasodutos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 4

Com o passar dos anos vimos as grandes empresas estão utilizando outros meios de transporte. Transporte é o movimento de pessoas e mercadorias entre locais. Podendo assim ser transportados pelas rodovias, aerovias, ferrovias e por dutos. De maneira ampla, o projeto da rede viária é do domínio da engenharia civil e planejamento urbano; o projeto de veículos, da engenharia mecânica e de sectores especializados como engenharia náutica, e engenharia aeroespacial; e as operações são geralmente especializadas, às vezes pertencendo a engenharia de sistemas. Neste trabalho vamos abordar um tipo especifico de transporte feito por dutos ou tubulações. Dutos são tubulações especialmente para transportar petróleo e seus derivados, álcool, gás, produtos químicos entre outros por uma distância especialmente longa, por arrasto ou pressão sendo denominados oleodutos, gasodutos, Minerodutos ou Polidutos. Desde a antiguidade as tubulações já eram conhecidas como meio de transporte, umas das civilizações a usarem este tipo de transporte eram os chineses que faziam os dutos de bambus. O primeiro oleoduto para transporte de hidrocarbonetos foi construído em 1865 na Pensilvânia. Aqui no Brasil a primeira linha que se tem registro foi construída na Bahia com 2” e 1 km de extensão, teve início a operação em maior de 1942. O matéria de constituição de dutos é o aço, e matérias não metálicos sendo assim enterrados (subterrâneo) ou duto aparente. A divisão do transporte dutoviário podem ser por oleoduto que são derivados do petróleo no caso gasolina diesel querosene asfalto entre outros e os não derivados álcool, co2 e co3. O Mineroduto é a tubulação que transporta minério, cimento e cereais de varias cidades inclusive de Tapira a Uberaba minas gerais com mais de 120 km de extensão transportando concentrado fosfático desde 1979. Adutora tubulação responsável por transporte de agua potável e aguas servidas (esgoto).

As vantagens de transporte dutoviario é que permite que grandes quantidades de produtos sejam deslocados de maneira segura, diminuindo o trafedo de cargas perigosas por caminhões, trens ou por navios e consequentemente, diminuindo os riscos de acidentes ambientais. Uma das vantagens também deste sistema é a facilidade de implantação, a alta confiabilidade e o baixo consumo de energia. Portanto com tantas vantagens vimos que também esse sistema tem uma alto custo fixo, pouca flexibilidade quanto aos seus produtos e acidentes ambientas sendo assim desvantajoso.

Uma curiosidade para a cidade de Uberaba com investimentos de R$ 600 milhões, a obra do etanolduto já teve início oficialmente. O traçado está concluído até Ribeirão Preto e em andamento até Uberaba. Da cidade, segue para o Estado de Goiás, passando por Itumbiara, Quirinópolis e Jataí. O projeto, ao todo, tem 1.360 km de dutovia, 750 km de hidrovia, passando por cinco estados brasileiros e 45 municípios. A capacidade total de transporte é de 20 milhões m³/ano. A capacidade total de tancagem é de 600 mil m³ em nove terminais Logum, sendo oito de captura e um de distribuição.

O duto de Ribeirão Preto a Uberaba, o cumprimento é de 144 km, com 20 polegadas de diâmetro, atravessando 10 municípios, transpondo os Rios Pardo, Sapucaí, do Carmo e Rio Grande. Segundo Fábio Jorge, diretor da empresa, 46% da obra já está concluída, estando com 89 km soldados e 47 km de abaixamento e cobertura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com