TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variáveis qualitativas e quantitativas

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Católica de Brasília

Dener Gabriel Ferreira Martins- UC14100212

Engenharia Civil

                                                           PAIC

          A PAIC-Pesquisa Anual da Indústria da Construção. O estudo forma uma grande fonte de informações estatísticas sobre a área empresarial da construção, fornecendo aos órgãos governamentais e privados, incentivos para o planejamento e aos usuários, em geral, informações para estudos relacionados a cada setor de forma mais aprofundada.

          A pesquisa começou 1990 ampliou seu âmbito de pesquisas para as empresas de construção em 2002, adotando amostragem probabilística. O período efetivo da pesquisa foi entre os anos de 2007 e 2011, para comparação de evolução dentro desse período.

          Os dados fornecidos pela PAIC sobre a construção são bastante interessantes e podem ser utilizados para ampliação de conhecimento sobre determinado assunto. Para a Engenharia Civil é bastante útil, pois fornece uma maior instrução técnica e probabilística da área estudada.

          A princípio, o estudo foi feito através de pesquisa populacional utilizando da acessibilidade aos dados dos cadastros econômicos nacionais, porém, com a evolução das pesquisas econômicas nacionais se apropriou do modelo de pesquisas por amostragem. Dessa forma, declara seus valores estatísticos de acordo com as características prévias de uma pesquisa por amostragem.

         A Amostragem é aleatória simples, a pesquisa não é feita com a população de forma geral, pegam os dados de “n” elementos amostrais e fazem uma estatística geral baseada nisso, porém a escolha para contabilizar tais dados é feita sobre mesmos parâmetros, fazendo assim que haja a mesma condição de escolha entre eles.

          Na pesquisa encontramos exemplos de:

  • Variável qualitativa: Obras de infraestrutura; Serviços especializados
  • Variável quantitativa Discreta: Número de empresas; Construção de edifícios
  • Variável Quantitativa Continua: Receita bruta; Custo das indústrias de construção

     Gráfico comparativo entre custos com construção entre 2007 e 2011:

[pic 1]

       Gráfico representativo do investimento em construção:

[pic 2]

          Pesquisa é fundamental para várias coisas, é interessante sempre que esteja pensando em fazer algo estude as possibilidades de dar certo, e a maneira mais segura de fazê-lo é visitando pesquisas que tenham sido feitas com um bom planejamento, pois assim garante uma maior chance de acerto nas estatísticas, tornando-a assim uma fonte mais confiável de pesquisa. Bastante interessante ter conhecido um pouco a respeito do trabalho realizado pelo PAIC, anos de planejamento e pesquisa para obter resultados bastante proveitosos para várias pessoas, principalmente estudantes e investidores da área de construção Civil

        Referências:

http://downloads.ibge.gov.br/downloads_estatisticas.htm;

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/industria/paic/2011/default.shtm;

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com