TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa

Seminário: Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  Seminário  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 2

qualitativa Algumas pesquisas necessitam de envolver entrevistas com um grande número de pessoas, respondendo várias perguntas e se faz um levantamento de dados. Essa é uma técnica de coleta de dados utilizada na pesquisa... :

Assinale a alternativa correta sobre as diferenças entre as Pesquisas Quantitativas e Qualitativas:

Para realizar uma pesquisa de MKT é necessário seguir algumas etapas. Leia a seguinte descrição: “É realizada por uma equipe de entrevistadores que envolvem entrevistas pessoais, contatos por telefones, por correio, por e-mail ou pela web.” Essa descrição refere-se a qual etapa do processo de pesquisa de marketing?“A Discussão em Grupo (Grupo de foco) é uma entrevista com um pequeno grupo realizada por um moderador treinado, que leva a discussão de maneira não estruturada e natural”. A Discussão em Grupo é uma forma de coleta de dados utilizada na pesquisa:

Leia a descrição a seguir e preencha corretamente o espaço: “Os ___________________ são aqueles dados coletados diretamente pelo pesquisador para atender aos objetivos específicos de uma pesquisa, exigem mais tempo de coleta e mais recursos da empresa, uma vez que esses dados não foram coletados.”

Continuemos, pois, aproveitando os exemplos práticos. Suponhamos que a intenção do pesquisador seja medir, quantificar, o grau de satisfação dos habitantes de uma determinada cidade no que se refere à administração do prefeito atual. Para tanto, ele teria de optar pela pesquisa quantitativa, haja vista que ela se traduz por tudo aquilo que pode ser quantificável, ou seja, ele iria traduzir em números as opiniões e informações para então obter a análise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão.

Partindo do princípio de que essa modalidade requer o uso de estatísticas e de recursos, como, por exemplo, percentagens, média, mediana, coeficiente de correlação, entre outros, como o objetivo é o de apurar as opiniões explícitas dos entrevistados, o questionário representa um dos meios mais eficazes para testar de forma precisa as hipóteses levantadas. Por meio de questões do tipo “fechadas”, apresenta-se um conjunto de alternativas de respostas no intuito de se obter aquela que melhor representa o ponto de vista da pessoa entrevistada. Ao delinear de forma precisa e clara o que se deseja, tal procedimento garante uniformidade de entendimento por parte dos entrevistados, o que contribui para a eficácia, a precisão e a padronização dos resultados.

Na escolha do tema do trabalho a ser desenvolvido, sabe-se que seu foco de estudo, seu objeto de análise, partirá, necessariamente, de um problema. Imaginemos que você decida compreender o fenômeno da falta de interesse dos alunos em relação a uma determinada disciplina. Obviamente que você terá de escolher qual será o método que utilizará para checar as causas envolvidas nessa problemática. Afirma-se, dessa forma, que, dependendo da abordagem do problema, a pesquisa pode se classificar como quantitativa ouqualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com