TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças Entre Pesquisa Qualitativa E Quantitativa

Trabalho Escolar: Diferenças Entre Pesquisa Qualitativa E Quantitativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 2

DIFERENÇAS ENTRE PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA

Neste item procuraremos fazer a distinção desses dois tipos

A pesquisa científica quanto à abordagem é classificada em qualitativa e quantitativa.

Neste item procuraremos fazer a distinção desses dois tipos de pesquisa. De acordo com a literatura, a pesquisa qualitativa é multimetodológica e está sempre se preocupando com a qualidade, ou seja, com os significados e valores.

A imprevisibilidade caracteriza o desenvolvimento da pesquisa qualitativa, já que seus aspectos não podem ser quantificados. Neste tipo de pesquisa, as informações obtidas não são comprovadas e os pesquisadores envolvidos apresentam conhecimentos parciais e limitados. A pesquisa qualitativa é, então, criticada pelo empirismo, subjetividade e intuição do pesquisador. É considerado um método indutivo de pesquisa.

Já considerando a pesquisa quantitativa, podemos dizer que ela leva em consideração a objetividade, ou seja, seus resultados podem ser quantificados por meio da análise dos dados e a utilização de ferramentas estatísticas.

Diferenças quanto à amostra

Considerando a pesquisa que utiliza a abordagem qualitativa, os seus resultados não são projetados para a população, já que utilizam normalmente amostras pequenas. Já na pesquisa quantitativa, por utilizarem amostras representativas da população, projetam seus resultados para a população.

Diferenças quanto à entrevista

Quanto às entrevistas, a principal diferença entre as pesquisas qualitativas e quantitativas está relacionado à forma como são conduzidas. Na pesquisa qualitativa as entrevistas são geralmente discussões em grupo, ou seja, um bate papo em que são gravados os depoimentos do grupo entrevistado. Pode ocorrer também entrevistas pré-agendadas, as chamadas entrevistas em profundidade, em que ocorre privacidade, ou seja, cada entrevistado é ouvido individualmente. Porém, na pesquisa qualitativa não há nenhum critério pré-definido quanto à escolha dos entrevistados. Já na pesquisa quantitativa isso não ocorre. Os pesquisadores selecionam previamente os entrevistados quanto às características de interesse. Aqui, as entrevistas são feitas sempre individualmente.

Diferenças quanto ao questionário

As diferenças entre as pesquisas quantitativa e qualitativa quanto ao questionário estão relacionadas à forma estrutural deste. Na pesquisa qualitativa, há um roteiro a ser seguido pelo entrevistador e os entrevistados têm seus depoimentos gravados e posteriormente avaliados. Já na pesquisa quantitativa, os entrevistados respondem a um questionário bem estruturado, construído por perguntas claras e objetivas responsáveis pela uniformidade do entendimento dos entrevistados.

Diferenças quanto ao relatório

As diferenças entre as pesquisas quantitativa e qualitativa quanto ao relatório está na forma de apresentação deste. Na pesquisa qualitativa, o relatório é constituído de interpretações e conclusões do roteiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com