TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso 2: PESQUISA QUALITATIVA ATRAVÉS DO MÉTODO GRUPO FOCAL E CONSUMIDOR OCULTO E PESQUISA QUANTITATIVA

Exames: Estudo De Caso 2: PESQUISA QUALITATIVA ATRAVÉS DO MÉTODO GRUPO FOCAL E CONSUMIDOR OCULTO E PESQUISA QUANTITATIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  959 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste estudo de caso 2 o tema abordado foi o uso de Pesquisas Qualitativas, assim como métodos de medição de audiência, referente a Pesquisas Quantitativas.

A Pesquisa Quantitativa tem o objetivo de responder a questões muito particulares. Sondar, levantar, descobrir hipóteses ainda não conhecidas de forma subjetiva. A expressão “pesquisa qualitativa” assume diferentes significados no campo das ciências sociais. Compreende um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam a descrever e a decodificar os componentes de um sistema complexo de significados.

Serão abordados dois métodos qualitativos: Grupo Focal e Cliente Oculto, ambos muito utilizados no mercado como forma de ter uma opinião mais subjetiva de um determinado objeto de pesquisa.

Outro assunto evidenciado será a Pesquisa Quantitativa, em relação apenas a métodos de medição de audiência. Este é utilizado para avaliar qual a preferência do público-alvo em relação às emissoras referentes.

ANÁLISE DOS QUESTIONAMENTOS

1) A realização do método Grupo Focal é de baixo custo e capaz de identificar as preferências do consumidor pesquisado. Esta técnica pode ser utilizada para avaliar a percepção, motivações e desejos, assim como o grau de satisfação de um determinado produto ou serviço. Identifica as preferências do consumidor, recebe recomendações e sugestões de melhoria do objeto de pesquisa. Neste método são pesquisadas pessoas com o mesmo perfil, seja por idade, classe social e/ou renda per capita, para uma maior sensação de segurança no grupo.

A realização do método Cliente Oculto é bastante utilizada atualmente no mercado. Um funcionário disfarçado se passa por um cliente comum, no entanto é o responsável pelo levantamento de informações detalhadas sobre produtos e serviços. Esta ferramenta demonstra-se muito eficiente e utilizada para corrigir falhas e melhorias nos negócios de uma determinada empresa. Uma das principais vantagens de se contratar um cliente oculto é a imparcialidade do mesmo em relação às observações.

2) O método mais eficaz em relação à área da Aquicultura, umas das ramificações da Engenharia de Pesca, é o Grupo Focal. Este tipo de técnica sugere uma reunião com discussão informal (dependendo do perfil do grupo) sobre um determinado assunto comandado por um moderador. Neste caso os grupos seriam formados por um número mínimo de integrantes especializados para que as ideias fiquem concentradas em um foco. Na Aquicultura uma reunião composta por biólogos, engenheiros de pesca, oceanógrafos, dentre outros, pode ser útil para a adoção de novas técnicas relacionadas à tecnologia pesqueira, pois a mesma se encontra em um processo de evolução constante. Um grupo de discussão com pessoas que entendam do assunto, possuam um senso critico e utilizem “falas em debate” servem para o recolhimento de informações úteis a área de atuação em questão.

3) O método Grupo Focal pode ser utilizado como uma pesquisa de satisfação realizada com empreendedores em relação a rendimentos mensais e/ou anuais de uma determinada fazenda com cultura de Tilápias (Tilapicultura). Outra maneira de utilizar este método é pesquisar formas de diminuição das desvantagens financeiras e ambientais de um empreendimento, isto é, em uma determinada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com