TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida e obra de Pierre Simon Laplace

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.698 Palavras (11 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]


[pic 2][pic 3][pic 4]

INTRODUÇÃO

Pierre Simon de Laplace (Beaumont-en-Auge, 23 de março de 1749 — Paris, 5 de março de 1827) foi um matemático,astrônomo e físico francês que organizou a astronomia matemática, resumindo e ampliando o trabalho de seus predecessores nos cinco volumes da sua obra Mécanique Céleste (Mecânica celeste) (1799-1825). Esta
obra-prima traduziu o estudo geométrico da mecânica clássica usada por Isaac Newton para um estudo baseado em cálculo, conhecido como mecânica- física

Ele também formulou a equação de Laplace. A transformada de Laplace aparece em todos os ramos da físico-matemática, campo em que teve um papel principal na formação. O operador diferencial de Laplace, da qual depende muito da matemática aplicada, também recebe seu nome.

Ele se tornou conde do Império em 1806 e foi nomeado marquês em 1817, depois da restauração dos Bourbons, ele também desenvolveu o movimento orbital de um satélite ao redor da Terra, mostrando a velocidade e aceleração.


Sumário

1. Vida4

2. Obra6

2.1. Mecânica Celeste 7

2.2. O Laplaciano  6

        2.3. A Transformada de Laplace............................................................................8

        2.4. Teoria das Probabilidades...............................................................................8

        2.5. Distribuição de Laplace..................................................................................9

        2.6. Teoria do Calor...............................................................................................9

        2.7. Equação Diferencial de Laplace...................................................................10

        2.8. Velocidade do som .......................................................................................11

        2.9. Demônio de Laplace.....................................................................................11

3. Aplicações...................................................................................................................12

4. Referências...................................................................................................................13


1. VIDA

[pic 5]

[pic 6]

Pierre Simon Laplace nasceu em 23 de março de 1749, em Beaumont-en-Auge, uma província da Normandia, filho de um pequeno trabalhador rural teve uma infância muito simples, foi levado por seu tio, que era padre para estudar na Abadia Beneditina, teve acesso a uma educação de maior qualidade quando seus vizinhos, de maior poder aquisitivo, identificara no garoto uma habilidade muito grande, começou a estudar teologia no colégio de Caen, onde começou a desenvolver seu interesse pela matemática.

Com dezoito anos Laplace já havia tentado contato através de cartas com d’Alembert, um célebre matemático com grande influência entre os cientistas da época, após muita insistência, Pierre enviou ao mestre um pequeno trabalho sobre alguns princípios gerais da mecânica, espantado com tamanho conhecimento, d’Alembert reconheceu o talento do jovem promissor, lhe concedeu uma carta de recomendação e o levou pra Paris junto a uma vaga na escola militar.

Em pouco tempo Pierre conseguiu um emprego de professor na escola militar, onde continuou seus estudos, principalmente na área da astronomia, na qual impressionava a todos da academia de ciências, onde aos 24 anos havia sido reconhecido como membro na época havia uma grande perturbação relativa aos movimentos planetários, temia-se que poderia haver um choque entre dois planetas causando uma tragédia mortal, Laplace provou por meio de calculose alguns trabalhos realizados por ele que os movimentos do sistema solar eram totalmente estáveis, e que os corpos celestes equilibravam falhas por si só.

Laplace era convidado para participar de várias academias e a lecionar nas melhores escolas. Continuava estudando Química, Física, Astronomia, Matemática e até Medicina. Muitas de suas teorias até hoje são válidas. Porém, várias descobertas eram baseadas em trabalhos de outros cientistas e Laplace não revelava esses fatos. Em 15 de Março de 1788, aos trinta e nove anos de idade, Laplace casou-se com Marie-Charlotte de County de Romanges na catedral de Saint-Sulpice, Paris. Desta união nasceram os filhos Charles-Émile e Sophie-Suzanne.

Laplace viveu em uma das maiores turbulências da história francesa, a revolução, em relativa segurança, muito disso graças a sua capacidade de calcular a trajetória de determinadas artilharias e também auxiliar na produção de pólvora, após todo esse conturbado período, Laplace demonstrou uma capacidade ampla na área da política, conseguindo diversos cargos públicos de destaque como exemplos são o de ministro do interior no governo de Napoleão, o qual no ano de 1802 cobre de louvores, o que o torna notável entre alguns cargos, com a queda de Napoleão,em 1814, Laplace dirige suas reverências aos Bourbons, que passaram a ocupar o cargo, e isso lhe concede o título de marquês que foi concedido por Luis XVIII, Pierre ainda num gesto de bondade, deu condições e auxilio a pesquisadores mais pobres.

No "Tratado de Mecânica Celeste" Laplace reuniu os trabalhos de vários cientistas, sobre as consequências da gravitação universal. É famosa a sua hipótese sobre a origem dos mundos - a "Teoria de Laplace". Como físico deixou estudos sobre refração, velocidade do som, pêndulos, e dilatação dos corpos sólidos. Com seu colega Lavoisier construiu um calorímetro, um instrumento para medir o calor dos corpos. Conhecido como “o Newton Francês”, Laplace não poupava modéstia ao se considerar o maior matemático da frança, seus amigos de influência poderiam discordar, se também não tivessem um declínio a essa idéia, já no final de sua vida, tendo conseguido tudo que queria, Laplace era famoso e havia criado uma obra que perduraria por muito tempo, o consagrando como um dos maiores cientistas de todos os tempos, Laplace começou a desenvolver sua face filosófica, junto com um amigo Químico chamado Berthollet, viveu os últimos dias de sua vida em Arcueil, ambos criaram um grupo filosófico chamado Société D’Arcueil, Pierre morreu no dia 5 de março de 1827 em Paris, onde permaneceu sepultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (302.9 Kb)   docx (65.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com