TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidro

Artigo: Vidro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Artigo  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

'Vidro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em ciência dos materiais o vidro é uma substância sólida e amorfa que apresenta temperatura de transição vítrea[1]. No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.

Em sua forma pura, o vidro é um óxido metálico super esfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis.

Composição

São basicamente feitos por areia, calcário, barrilha, alumina, corantes e descorantes. As matérias primas que compõem o vidro são os vitrificantes, fundentes e estabilizantes

Tipos de vidros

Vidros para a construção civil - Vidro plano - vidros planos lisos, vidros cristais, vidros impressos, vidros refletivos, vidros anti-reflexo, vidros temperados, vidros laminados, vidros aramados, vidros coloridos, vidros serigrafados, vidros curvos e espelhos fabricados a partir do vidro comum;

Vidro temperado - aquecimento entre 700° e 750° através de um forno e resfriamento com choque térmico, normalmente a ar, causando aumento da resistência por compactação das camadas superficiais. O aumento da resistência mecânica chega a 87%. O vidro após o processo de têmpera não poderá ser submetido a lapidação de suas bordas, recortes e furos.

Também chamado de vidro de segurança, é cinco vezes mais resistente do que o vidro comum. Aliás, trata-se de um vidro comum que passa pelo processo de têmpera. Graças a esse tratamento, o vidro temperado quando quebra fragmenta-se em numerosos pedaços pequenos e sem pontas. É encontrado nos tons verde, bronze, fumê, cinza, azul e incolor, além dos tipos fantasia. Sua espessura varia de 6 a 10 mm.

Próprio para portas, janelas, box e divisórias.

Vidro laminado - composto por lâminas plásticas e de vidro. É utilizado em para-brisas de automóveis, claraboias e vitrines.

Em caso de quebra os cacos cntinuam presos. Além de segurança o laminado possui funçao termoacústica.

Vidros Blindados - sao mais utilizados onde há necessidade de segurança contra armas de fogo OU impacto de altas pressoes

Vitrocerâmica - obtido submetendo o vidro comum a temperaturas elevadas (500°C-1000°C) o que provoca a sua cristalização. Possui maior resistência.

Aramado: vem com uma malha de aço no meio da massa. É um vidro de segurança (a malha de aço retém os cacos), e também tem função de isolante termoacústico.

Além de muitos outros****

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com