TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automáticas de Vidro

Resenha: Automáticas de Vidro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Nenhuma fonte de pesquisa é precisa quanto às informações de que período e qual povo descobriram o vidro. Porém, um historiador romano Pliny (23-79 AD), atribui aos fenícios a descoberta acidental do vidro.

No Brasil, a indústria vidreira iniciou-se com as invasões holandesas em Olinda e Recife, onde quatro artesãos que acompanhavam o príncipe Maurício de Nassau começaram a fabricar vidros para janelas, copos e frascos. Com a retirada dos holandeses a fábrica fechou e os vidros começaram a ser importados de Portugal, conforme determinação de D. Maria I, que extinguiu todas as manufaturas no Brasil.

Em 1810, o vidro retornou ao mapa econômico de nosso país. Até o século XX, a produção de vidro era essencialmente artesanal, a partir do século XX que a indústria de vidro se desenvolveu com a introdução de fornos contínuos.

Estudando sobre o ramo vidreiro, percebeu-se que há uma segmentação no padrão de consumo, num comportamento de mercado que não corresponde necessariamente com a situação econômica da região.

Segundo a Abividro (2009), existem atualmente mais de duzentos fabricantes de vidro no Brasil que atendem tanto ao mercado interno quanto ao mercado externo. A produção total de vidros no país alcançou, em 2007, 2,9 milhões de toneladas ano. O universo das empresas que fabricam vidros no Brasil emprega cerca de 11.500 trabalhadores e a comercialização dessa produção alcançou um faturamento anual (2007) em torno de R$ 3,8 bilhões. Os segmentos dos vidros empregados em embalagens e vidros planos atingiram juntos, uma participação de 65,8% do mercado de vidros.

O setor de vidros planos é um dos setores que maior expansão apresenta dentro desse segmento, principalmente em decorrência da forte aceleração da atividade de construção civil observada nos anos de 2007 e 2008.

O Brasil alcançou um índice de 45% no reaproveitamento de embalagens em relação à produção total no país que é de 1.280 toneladas/ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro). Lembrando que esta é uma atitude sustentável, devido ao fato que o mesmo vidro pode ser reaproveitado quantas vezes forem necessárias. Mas se for descartado de forma irresponsável na natureza leva 4 mil anos para desaparecer.

Um fato marcante para o setor vidreiro brasileiro foi o surgimento, a partir do final do século passado, de importantes empresas, que ainda hoje dominam o mercado.

Juntas, a inglesa Pilkington e a francesa Saint-Gobain criaram, em 1974 no Estado de São Paulo, a Cebrace. Mais recentemente, em 1998, a multinacional americana Guardian se instalou em Porto Real, Rio de Janeiro.

Basicamente, hoje o Brasil tem quatro indústrias de fornecimento vidreiro nacional: Cebrace, Guardian, UBV e Saint-Gobain. Produtoras de vidros float e impresso, essas empresas são responsáveis pela fabricação de 1.800 toneladas de vidro por dia.

Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro): criada em 1962, é representante dos fabricantes de vidros em geral;

Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro): nascida em 1990, defende ideais, parcerias e projetos e promove eventos dentro do setor.

Abaixo uma tabela de desempenho do setor de vidros no Brasil em 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com