TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita Técnica Schoreder

Por:   •  13/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina

Matéria: Processos Mecânicos de Fabricação II

Professor: Silvio Machado

Alunos: Matheus Eduardo Godoy Weinmann

          Jéssica Chaves Domingues

Visita a Fundição Menegotti

        Na segunda-feira dia 6 ocorreu a visita na Fundição Menegotti, onde estavam turmas da UNISUL de desenho técnico e processos mecânicos de fabricação. A empresa de fundição é localizada na cidade de Schroeder, no norte do estado de Santa Catarina.

        A fábrica atende principalmente o setor de fundição para mecânica pesada, como caminhões  e máquinas agrícolas, porém também destina parte de seus serviços para a indústria de automóveis leves, produzindo ferro fundido cinzento e nodular.

        Na parte de fundição, a empresa conta com duas linhas completas uma delas conta com dois fornos de duas toneladas. Nesta linha o trabalho é bastante manual. Maquinas injetam o chamado macho, feito de areia e resina, para depois serem colocados no molde para formar as cavidades das peças. Depois de despejado o ferro no molde, é aguardado um tempo numa esteira, onde a peça esfria. Terminando isto, a peça é encaminhada para uma máquina que vibra para separar a areia do equipamento. Depois disso, as rebarbas são retiradas e as peças estão prontas para a expedição.

        A segunda linha é toda automatizada, e começa com dois fornos de sete toneladas, porém com estrutura para um total de quatro fornos desta mesma capacidade. Estes fornos que funcionam por indução, são alimentados por um eletroímã que despeja os materiais para fundi-los. Devido a atual situação econômica, estes fornos são desligados algumas vezes por não ter demanda. Em seguida o ferro fundido é despejado num cadinho que é movimentado por uma empilhadeira. Enquanto isto, uma máquina automática prepara os moldes para que seja despejado o aço. As peças passam por um tambor giratório onde jatos de água são despejados sobre as peças para resfriá-las.

        No setor de usinagem, são feitas as carcaças de turbinas, onde são feitas e montadas neste setor.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com