TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral de sistemas operacionais

Tese: Visão geral de sistemas operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Tese  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

Etapa 1 2

Visão geral de sistemas operacionais. (evolução e tipos de SOs) 2

Etapa 2 4

Conceitos básicos de SO: hardware e software. Concorrência. Estrutura do Sistema Operacional. Processos e Threads. 4

Bibliografia 6

Etapa 1

Visão geral de sistemas operacionais. (evolução e tipos de SOs)

“Um sistema operacional é apenas um conjunto de rotinas executadas pelo processador, de forma semelhante aos programas dos usuários.”

Uma das funções básica do sistema operacional é a facilidade de acesso aos recursos do sistema que consistem em um computador ou sistema computacional onde tem vários dispositivos acoplados com, por exemplo, monitor de vídeo, unidade de discos, CD/DVD etc., para a maioria dos usuários podem parecer simples, existe um conjunto de rotinas especificas que são controladas pelo sistema operacional, exemplos: posicionar a trilha para leitura e gravação em um disco, informar o final da execução destes procedimentos, transferência de dados para memória entre outros.

Cabe ao Sistema operacional fazer a parte de interface entre o usuário e os recursos computacionais da maquina, tornando este trabalho mais transparente e eficiente diminuindo erros e aumentando a produtividade.

E a outra função é o compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida, hoje em dia vários usuários compartilham diversos recursos do sistema computacional, são necessários medidas para controlar esses

recursos, geralmente compartilhamos recursos para aperfeiçoar a produção e diminuir os custos sendo possível mais de um usuário utilizar os mesmos recursos, e isso precisa ser gerenciado, para um processo não atrapalhar o outro, assim sendo o sistema operacional e responsável necessário para organizar e proteger esses recursos.

Para manter o funcionamento desses recursos é necessário um profissional dedicado que é o Administrador de Sistemas, esse profissional pode ter curso superior completo ou cursos especializados com cargas horárias entre duzentas ou quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de aproximadamente quatro anos.

O profissional que desempenha essa função deve ter sólidos conhecimentos em conceitos de Hardware e Software. Também é necessário ter conhecimento profundo dos sistemas operacionais, seu comportamento e funcionamento em como resolver problemas com rapidez, eficiência, qualidade e acima de tudo segurança.

Podemos dizer que um Administrador de Sistemas, trabalha muito ao lado do Administrador de Redes e do Gerente de T.I.

Quais as funções exercidas por este profissional e em que consiste cada uma delas?

O modelo de trabalho de cada empresa sugere a forma como esse profissional atua dentro dela. Um modelo genérico, ou seja, comum na maioria das empresas, esse profissional fica responsável pela área de Infra Estrutura. Com base no que pesquisamos esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com