TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WPAN - BLUETOOTH

Pesquisas Acadêmicas: WPAN - BLUETOOTH. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

1 Introdução

Nesse trabalho abordaremos um pouco sobre a tecnologia bluetooth, abrangendo sobre a história e o seu surgimento. Sua viabilização para auxiliar na transferência rápida de arquivos entre os dispositivos móveis e conexões diversas com outros dispositivos como rádios automotivos, fones de ouvido entre outras aplicações.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTÓRIA DA INVENÇÃO

Harald Bluetooth, também conhecido como rei Haroldo I, entrou para a história por ter unificado a Dinamarca e parte da Noruega em um único reino e por introduzir o cristianismo na região nórdica, no final dos anos 900. Mas, para nós, seu nome ficará marcado por ter batizado uma das tecnologias mais revolucionárias dos últimos anos que, assim como o rei da Dinamarca, conseguiu unificar todos os dispositivos móveis sem usar fios.

O Bluetooth surgiu em 1994 graças aos engenheiros Sven Matisson e Jaap Haartsen, que na época trabalhavam na empresa de telecomunicação sueca Ericsson onde criaram uma tecnologia que substituiu os cabos de conexão de componentes por um padrão único e wireless. Antes do bluetooth, era comum que cada empresa tivesse seu próprio cabo de comunicação, o que dificultava em muito a distribuição de informações entre os dispositivos móveis.

O codinome do projeto era "Bluetooth", que, como já foi dito, foi inspirado no rei Haroldo I, que ostentava o título de Blatand, cujo significado pode ser "homem notável de tez escura", ou literalmente "dente azul" - embora, diferentemente do que diz a crença popular, Haroldo I não tinha realmente dentes azuis.

Segundo os engenheiros, eles escolheram o rei por duas razões: primeiro porque a tecnologia nasceu em um país nórdico, e segundo porque, assim, como Haroldo I unificou a Dinamarca, eles queriam integrar os componentes usando uma única tecnologia. Para o símbolo foi escolhido uma junção das letras H e B, as iniciais do rei, em letras do antigo alfabeto nórdico. Aparentemente Haroldo I é tão respeitado por lá que, em 1999, a Ericsson erigiu uma pedra em homenagem a ele em frente à sede da empresa, em Lund, na Suécia.

Desde que foi lançada ao público, em 1998, a tecnologia é controlada pelo Bluetooth Special Interest Groups (SIG), uma organização formada por milhares de empresas de tecnologia ao redor do globo. Atualmente, ela conta com mais de 14 mil membros de companhias como Motorola, Microsoft, Toshiba e Intel, que criam as especificações técnicas e atestam os padrões de qualidade do Bluetooth.

2.2 FREQUÊNCIAS, PACOTES

Parte diego

Vanilton

2.3 SCATERNET – REDE BLUETOOTH

PICONETS

Uma piconet é uma rede de dispositivos conectados através da tecnologia Bluetooth. A rede varia de dois a oito dispositivos conectados. Quando uma rede é estabelecida, um dispositivo assume o papel de mestre, enquanto todos os outros dispositivos de agir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com