TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Windows Server 2003

Trabalho Escolar: Windows Server 2003. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  7.728 Palavras (31 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 31

Capítulo 1 | Página 1 |

Capítulo 1 Introdução ao Windows Server 2003

Bem-vindo à nova família de Servidores da Microsoft! Durante este curso você aprenderá sobre as novas tecnologias 2003 e como aplicá-las.

As novas características do Windows Server 2003 fazem com que ele seja, até o momento, o sistema operacional mais estável, robusto, escalável e principalmente mais preparado para melhorar o desempenho e os serviços de servidores que executam diferentes funções: Aplicativos, Serviços da Web, Serviços de Diretório, Serviços de Arquivos e Impressão e Serviços de Infra-estrutura. A otimização de todas essas características, sem dúvida, também faz da família Windows Server 2003 a plataforma mais recomendável para as empresas, reduzindo de forma notável aspectos como o TCO (Custo total de propriedade).

Um pouco de história

Desde o lançamento dos sistemas operacionais de redes, passando pelo Windows NT, os sistemas foram se aperfeiçoando à medida que foram surgindo novas necessidades nas empresas. Desde as conhecidas diferenças introduzidas pelo Windows 2000 ao seu antecessor, o Windows NT 4.0, nós agora conseguimos chegar a um sistema operacional ideal para atender às exigências do mercado de informática, onde já foram implementados grandes aprimoramentos em relação ao seu antecessor, o Windows 2000.

O Windows Server 2003 baseia-se nas experiências do mercado consumidor de informática e, por isso, encontramos nele diversos recursos que procurávamos, sempre nos perguntando: é possível fazer isso? .... e aquilo? Essas perguntas que ficavam sem respostas a partir de agora podem ser atendidas com o Windows Server 2003.

Neste módulo, faremos uma introdução das novas características e funcionalidades da família de servidores Windows Server 2003. Ao finalizar este capítulo, você deverá ter os conhecimentos necessários para identificar funcionalidades, características e requisitos dos diferentes sistemas operacionais dessa família.

1. Novas Características

Armazenamento

Active Directory

Instalação

Serviços Web

1.1. Recuperação Automática do Sistema

Essa nova ferramenta permite recuperar o estado anterior do sistema operacional. Como funciona? Ela utiliza um disquete com informações sobre a configuração e um conjunto de backup. Para iniciar o processo de recuperação, você precisa ter esse disquete, o conjunto de backup da partição do sistema e o CD-ROM de instalação do Windows Server 2003. www.microsoft.com/brasil/technet

© 2003 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Capítulo 1 | Página 2 |

Para esse processo, é preciso ter o disquete e a mídia de ASR que contém os arquivos de backup. O sistema operacional será restaurado para o mesmo estado em que estava no momento do Backup da ASR, permitindo a inicialização do seu sistema.

Para criar um conjunto de ASR, visite o seguinte link no TechNet (inglês):

http://www.microsoft.com/resources/documentation/WindowsServ/2003/standard/proddocs/en-us/Default.asp?url=/resources/documentation/WindowsServ/2003/standard/proddocs/en-us/recovery_automatic_sr.asp

Nota: Durante o processo de Restauração, a Partição do Sistema será formatada eliminando todos os dados, e o backup será restaurado ao seu local de origem. Todos os arquivos modificados após o momento do backup serão perdidos.

1.2. Infra-estrutura Instantânea (Duplicação da Mídia do serviço de diretório)

Essa nova e incrível característica permite solucionar o seguinte problema:

Cenário com duas localizações: um Controlador de Domínio na localidade A e a necessidade de instalar um Controlador de Domínio na localidade B. A princípio isso não seria um problema, mas se a rede WAN que une os dois pontos for de 64 Kbps e o diretório inicial contiver 20.000 ou mais objetos, surge uma dificuldade: o tempo necessário para a duplicação inicial, somado ao fato de que, durante esse processo, obviamente não será possível usar a conexão normalmente. Solução: no Windows Server 2003, pode-se instalar o Controlador de Domínio da localidade B a partir de um Backup do Controlador existente na localidade A. Esse processo será descrito detalhadamente no Capítulo 4. www.microsoft.com/brasil/technet

© 2003 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Capítulo 1 | Página 3 |

1.3. Cópia de Sombra do Volume

Esse novo serviço ajuda a recuperar arquivos excluídos por engano. Para isso, o serviço de Cópia de Sombra salva versões anteriores dos arquivos para recuperação posterior, eliminando a necessidade de recorrer a restauração do backup. Como funciona? Ele utiliza um cache em disco para o armazenamento de versões de arquivos, que podem ser recuperadas quando necessária a partir dessa cópia.

Se quiser obter mais informações sobre esse assunto, recomendamos que você consulte o seguinte link do TechNet (inglês):

http://www.microsoft.com/resources/documentation/WindowsServ/2003/standard/proddocs/en-us/topnode_snapshot.asp?frame=true

1.4. Sistema de Arquivos Criptografados (EFS)

A nova funcionalidade EFS no Windows Server 2003 permite criptografar o sistema de arquivos de forma segura e também possibilita que os outros usuários tenham acesso a esses arquivos. Essa função é muito importante porque, muito embora em diversas ocasiões seja necessário proteger determinados arquivos, também é muito importante poder compartilhá-los entre os usuários. O sistema de criptografia que utiliza o EFS é uma combinação de dois métodos, de criptografia assimétrica e PKI (Public Key Infrastructure), pontos que serão explicados detalhadamente no capítulo 8 "Segurança".

1.5. Reversão de Driver

Esse é um novo utilitário para gerenciamento de versões em drivers de dispositivos e permite voltar à versão anterior do driver se o novo causar problemas. Também foram incluídos aprimoramentos na verificação do funcionamento dos drivers com a nova versão do "Driver Verifier V2" e firmware de drivers.

Se quiser obter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com