TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Windows X Linux

Artigos Científicos: Windows X Linux. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 8

Windows X Linux

Indice

1. Windows

1.1 A história e evolução do Windows

1.2 Interface do Windows

1.3 Versões do Windows

1.4 Windows no Brasil

1.5 Vantagens do Windows

1.6 Desvantagens do Windows

2. Linux

2.1 História e evolução do Linux

2.2 Interface do Linux

2.3 Distribuições do Linux

2.4 Linux no Brasil

2.5 Vantagens do Linux

2.6 Desvantagens do Linux

3. Comparativo Windows vs Linux

4. Qual o sistema operacional que mais me favorece?

5. Netgrafia

6. Glossario

1. Windows (Microsoft)

Bill Gates

1.1 A História e Evolução do Windows

Tudo começou quando em 1981, a Microsoft iniciou o desenvolvimento de uma aplicação de Interface (Windows), possibilitando o uso do mouse numa interface cheia de janelas. Isso foi um novo passo para o mundo da informática, pois o desenvolvimento do Windows deu o início a uma nova geração de sistemas que possuíam interface gráfica, onde os utilizadores viam o que desejavam e clicavam, simplesmente.

Antes do lançamento do Windows, o sistema operativo baseava-se em linha de comandos (MS-DOS). O aspecto gráfico era bem diferentes do que vemos hoje. Não haviam janelas, fundos de ecrãs, protecções de ecrãs, efeitos, mouse, etc. Tudo era feito a partir de linhas de comando muito feias esteticamente e relativamente complicadas.

A Microsoft elaborou várias versões de cada sistema, destinadas a diversas aplicações, como no uso doméstico ou empresarial, por exemplo. As versões “Home” (destinadas ao uso doméstico) eram desenvolvidas com uma programação de baixo nível, às vezes algumas remodelações de sistemas anteriores, tornando-os eficientes, porém pouco estáveis e seguros. Já as versões “Professional” (uso empresarial) são feitas a partir do “zero” e possuem uma alta estabilidade, funcionalidade e segurança. A família Windows, como é denominada pela Microsoft, começa com o Windows 1.0, 2.0, 3.0, Windows 95, Windows NT, Windows 98, Windows ME, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows 7, e o mais recente Windows 8. As primeiras versões do Windows, em 1983, eram vendidas numa caixa com quatro disquetes, demorava uma grande quantidade de tempo para instalar e o espaço total do sistema ocupava apenas 1 Mb. Cerca de 95% dos computadores de todo o mundo executam o sistema operativo Windows.

1.2 Interface do Windows

Versão Windows 8

1.3 Versões Windows

Windows 1.0

Windows 2.0

Windows 3.0

Windows NT

Windows 95

Windows 98

Windows 2000

Windows ME

Windows XP

Windows Server 2003

Windows Vista

Windows Server 2008

Windows 7

Windows 8

1.4 Windows no Brasil

Obtém resultados muito próximos do Mundo em geral, no que toca a percentagem de utilizadores deste SO. Uma larga maioria não usa nem nunca usou qualquer outro Sistema Operativo. Apesar da tendência dar a entender a expansão do Linux no Brasil, muitos garantem que passarão a usar os dois sistemas operativos e não desistir de vez do SO de Bill Gates.

1.5 Vantagens do Windows

Interface amigável e de fácil instalação.

Maior compatibilidade de programas e aplicações.

Maior gama de jogos, ferramentas de sistema e segurança, programas e aplicações.

1.6 Desvantagens do Windows

Não contem o sistema “Open Source”

É mais caro, tanto na altura de adquirir o SO como também nos programas e outros Softwares.

Bem mais inseguro, e como tal, mais propicio a contrair Vírus e outros Malwares informáticos.

2. Linux

Linus Torvalds

2.1 A História e Evolução do Linux

Em Setembro de 1991 um estudante universitário Filandês de nome Linus Torvalds, lança o Linux e coloca-o na internet. Na altura existiam dois sistemas operativos que dominavam o mercado: - MS-DOS (pequenos utilizadores) – UNIX (grandes utilizadores).

Ela trouxe a possibilidade de qualquer usuário fazer alterações em seu código fonte e adaptá-lo às suas necessidades, bem como o direito de redistribuir sua versão.O Linux tem ao seu lado toda uma comunidade de desenvolvedores para efetuar adaptações e melhorias no sistema além de distribuições para todos os gostos e necessidades.

O ponto mais forte do Linux é o sistema de código aberto. Permite qualquer utilizador que entenda linguagem de programação, programar o Linux á sua maneira e gosto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com