TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Windows vs Linux

Tese: Windows vs Linux. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Tese  •  1.974 Palavras (8 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 8

lFaça3 um programa que leia um vetor de 10 caracteres e mostre quantas consoantes foram lidas, mostre também as consoantes.Faça um programa que com um vetor de 7 posições que leia os caracteres (A, B, C, D , E , F, G , H, I, J), guarde somente as consoantes.

Ao final mostre quantas consoantes foram lidas e mostre também as consoantes.b) "Você preferiu não receber nossos e- mails": caso contrário a) " Você irá receber nossos e-mails": caso ele queira receber Construa um algoritmo que leia o nome de um cliente e também se ele deseja receber e mails promocionais sobre produtos (VERDADEIRO ou FALSO). Ao final, deverá ser exibido o nome do cliente e ainda:  

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Gerenciamento de Memória: Windows Vs Linux

Linux Vs Windows

Microsoft Windows

Vocês sabem como o Windows utiliza a memória do computador?

A memória RAM é indispensável em qualquer computador, quanto mais memória instalada na máquina, melhor será seu desempenho. Porém não basta ter muita RAM disponível em seu computador. O que torna a RAM realmente útil é a capacidade de uso que o Sistema Operacional faz dela. Isso significa que o Windows deve ser capaz de prever quais dados devem ser priorizados ou esquecidos de acordo com o contexto de uso da máquina.

Memória Física Vs Memória Virtual

Resumidamente, o Windows trabalha com dois tipos de memória. O primeiro deles é a memória principal, também chamada de física. Ela é a quantidade de RAM instalada em sua máquina, os pentes de memória em si, ou seja, o hardwares propriamente dito. Já a memória conhecida como virtual é uma espécie de memória auxiliar, usada pelo computador em alguns casos especiais. Essa memória é nada mais do que um arquivo hospedado no disco rígido da máquina, e o Windows usa esse arquivo como se ele fosse uma extensão da memória principal.

O Gerenciamento de Memória

Cada vez mais, os programadores necessitam de mais memória e mais programas rodando simultaneamente para poderem tratar cada vez mais informações, para atender suas necessidades. Apesar de muitas pessoas duvidarem, o Windows é bem eficiente quanto ao gerenciamento de memória. Superficialmente, podemos dizer que ele "sabe", por exemplo, o que deve ser enviado para a memória física e o que deve ser armazenado na virtual. Ao carregar na memória todos os softwares necessários para o bom funcionamento do sistema, o Windows respeita algumas regras.

A memória física recebe aquilo que o Windows considera essencial, como o próprio sistema operacional e as aplicações que o usuário estiver usando no momento. O restante, ou seja, aquilo que o Windows acredita que não será usado tão urgentemente, fica na memória virtual. Em outras palavras, a memória virtual é um recurso essencial para o armazenamento de dados que não estão em uso, mas que devem ser recuperados com velocidade quando necessário. Essa memória também é usada pelo sistema quando se esgota, por completo, o espaço disponível na memória física. Nesse caso, a memória virtual acaba sendo uma extensão da memória principal. A memória virtual fica armazenada em um arquivo no disco rígido da máquina, o processo de leitura e escrita de dados no HD do computador é muito mais lento do que o equivalente em memória RAM.

Basicamente, isso explica por que o desempenho do computador melhora quando instalamos mais memória RAM. Quanto mais memória física disponível, menos provável é o uso extensivo da memória virtual.

Linux

O gerenciamento de memória é o que torna o sistema operacional mais rápido e funcional. Assim como o Windows, o Linux possui dois sistemas de gerenciamento de memória, a memória física, que cuida da alocação e liberação de blocos de memória, e a memória virtual, que tem o papel de "enganar" os processos, informando que há memória suficiente quando não há. Esta técnica pode melhorar a performance do sistema operacional. O Linux é um sistema multiprocessos e multiusuários, então devemos ter um controle rígido sobre a memória, para que um processo não sobreponha os recursos (memória) utilizados pelo outro.

As Principais Características da Memória

O gerenciamento de memória no Linux é realizado com o auxílio de circuitos de hardware presentes nos microprocessadores. Esses circuitos permitem que o gerenciamento de memória seja mais eficiente e seguro, evitando erros causados por software no acesso à memória.

O acesso à memória física não acontece direto do software. No software especificamos o endereço lógico, que consiste do segmento e de um offset representando a distância entre o endereço que desejamos acessar e o início do segmento. O endereço lógico é compilado por uma unidade de segmentação, que o transforma em um endereço virtual. Este endereço virtual é representado por um inteiro de 32 bits, e portanto, pode endereçar até 4GB, do endereço 0x00000000 até 0xffffffff. O endereço virtual é transmitido a uma unidade de paginação, que é responsável por associar o endereço virtual ao físico, representado por inteiros não negativos de 32 ou 36 bits. O endereço resultante é utilizado para acessar um dado presente na memória dos chips.

Através deste processo de acesso à memória, podemos perceber que o Linux utiliza um modelo de segmentação com paginação. Em sistemas com multiprocessadores, a memória é compartilhada entre todas as CPUs. Assim, para evitar que diferentes CPUs acessem a memória o mesmo tempo, existe um circuito de hardware utilizado para a proteção da memória, conhecido como "Memory Arbiter", que é inserido entre o barramento e todo chip de memória, e possui a finalidade de garantir o acesso exclusivo à memória nas operações de leitura e escrita.

Além do acesso exclusivo à região de memória compartilhada, o Linux

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Gerenciamento de Memória: Windows Vs Linux

Linux Vs Windows

Microsoft Windows

Vocês sabem como o Windows utiliza a memória do computador?

A memória RAM é indispensável em qualquer computador, quanto mais memória instalada na máquina, melhor será seu desempenho. Porém não basta ter muita RAM disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com