TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

XML - XML

Artigos Científicos: XML - XML. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 8

1. Introdução

O que é o XML?

Extensible Markup Language (XML) é uma linguagem que permite marcar os dados (meta-markup language) num formato para descrever dados estruturados.

Esta característica facilita declarações mais especificas dos conteúdos e soluções mais significativas de busca através de múltiplas plataformas.

O XML permite o surgimento de uma de uma nova geração de aplicações de manipulação e visualização de dados via internet.

O XML permite uma definição de um número infinito de tags. Enquanto no HTML, as tags podem definir a formatação de caracteres e parágrafos, o XML cria um sistema para fazer tags para dados estruturados.

No XML um elemento pode ter dados declarados como sendo preços, taxas, uma nomenclatura de um produto, uma quantidade de estoque, ou qualquer outro elemento de dados. Como as tags XML são adotadas por intranets de organizações e também via internet, detém uma habilidade de manipular e procurar dados independentemente das aplicações onde às quais são encontradas. Com o dado uma vez encontrado ele pode ser distribuído pela rede e apresentado em um browser como o Internet Explorer de várias formas possíveis, ou então esses dados podem ser alterados para outras aplicações para processamento futuro e visualização.

Linguagem de Marcação?

A linguagem de marcação é um agregado de códigos que podem ser aplicados a dados ou textos para serem lidos por computadores ou pessoas.

Por exemplo:

O HTML é uma linguagem de marcação para organizar e formatar um website, já o XML tem o mesmo conceito, mas para padronizar uma sequência de dados com o objetivo de organizar, separar o conteúdo e integrá-lo com outras linguagens.

Aplicações

Os propósitos do uso do XML são: auxiliar os sistemas de informação no compartilhamento de dados (especialmente via internet), codificar documentos e inserir seriais nos dados comparando o texto com o de outras linguagens baseadas em serialização.

2. Características da Linguagem XML

Representação estrutural dos dados

O XML provê uma representação estruturada dos dados que se mostrou ampla na implementação e fácil para ser desenvolvida.

Implementações industriais na linguagem SGML (Standard Generalized Markup Language) mostraram a qualidade intrínseca e a força industrial do formato estruturado em arvore dos documentos XML.

O XML é um subconjunto do SGML, o qual é optimizado para ser distribuído pela web, ele é definido pela W3C (World Wide Web Consortium) que assegura os dados estruturados par que sejam uniformes independentes de aplicações e fornecedores.

O XML provê uma padronização que pode codificar o conteúdo, as semânticas e as esquematizações para uma grande variedade de aplicações desde simples até as mais complexas, por exemplo,

• Um documento simplificado

• Registros de ordem de compra com estrutura

• Objetos com controles Active X

• Resultados de consultas a banco de dados

• Interfaces gráficas de aplicações

• Links e informações de pessoas na WEB

Uma vez que se receba um dado pelo cliente, este dado pode ser manipulado, editado e visualizado sem a necessidade de relacionar o servidor. Dessa forma a sobrecarga sobre os servidores será menor e a necessidade de processamento também diminuirá assim como a requisição de banda passante para as comunicações cliente/servidor.

Por ter um padrão flexível, aberto e independente de dispositivos o XML é considerado muito importante na Internet e em grandes Intranets porque provê a capacidade de interoperação dos computadores.

As aplicações podem ser construídas e atualizadas mais rápidas e também permitem múltiplas formas de visualização dos dados estruturados.

Separação entre dados e apresentação

A característica mais importante do XML se resume em separar a interface com o usuário dos dados. O HTML, por exemplo, especifica a forma com que o documento deve ser apresentado na tela. Já o XML define o conteúdo do documento.

Por exemplo:

São usadas tags para definir tamanho, cor e fonte no HTML, assim como configuração de parágrafos. No XML você utiliza as tags para a descrição de dados como tags de assunto, autor, conteúdo, datas, etc...

O XML, conta com estilos de folhas definidas com o XSL (Extensible Style Language) e (CSS) Cascading Style Sheets para apresentar dados no navegador. No XML os dados são separados da apresentação e do processo, o que permite visualizar e processar o dado como quiser, utilizando diferentes folhas de estilo e aplicações.

A figura acima da um exemplo de aplicação Web em três níveis, a qual é flexível e permite a troca de dados entre mainframes e os clientes (desktops).

Essa separação dos dados de uma apresentação permite a integração dos dados de diversas fontes. Informações de consumidores, compras, ordens de compra, pagamentos, pedidos, catálogos, etc... Podem ser convertidas para XML no servidor, permitindo que os dados fossem trocados online tão fácil quanto as páginas de HTML mostram dados hoje em dia.

Dessa forma os dados XML podem ser propagados aos clientes pela rede da forma que desejarem.

3. Representação da Estrutura de Dados

O XML é um subconjunto do SGML, o qual é otimizado para distribuição através da web, e é definido pelo Word Wide Web Consortium(W3C), assegurando que os dados estruturados serão uniformes e independentes de aplicações e fornecedores.

O XML provê um padrão que pode codificar o conteúdo, as semânticas e as esquematizações para uma grande variedade de aplicações desde simples até as mais complexas, dentre elas:

Um simples documento.

Um registro estruturado tal como uma ordem de compra de produtos.

Apresentação gráfica, como interface de aplicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com