TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ZELO E SIGILO PROFISSIONAL

Trabalho Universitário: ZELO E SIGILO PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  2.404 Palavras (10 Páginas)  •  1.351 Visualizações

Página 1 de 10

Índice

I. Introdução a Deontologia Profissional 2

1.1. Conceitos de Ética e Moral 2

1.2. Conceitos de Ética e Deontologia na Informatica 3

1.3. A auto-regulacao das profissões 4

1.4. As virtudes no exercícios da profissão 4

II. Ética e questões contemporaneas 6

2.1. A tecnologia e a ética na pesquisa 6

2.2. Ética na internet 7

2.3. Ética e globalização 7

2.4. Valores na informática 8

III. Os códigos éticos e a vida profissional 8

3.1. Ordens no exercício profissional 8

3.2. Colégio e associacoes 10

3.3. O profissional da informatica e os códigos éticos 11

IV. Zelo e Sigilo Profissional na informatica 11

4.1. Zelo Profissional 11

4.2. Sigilo Profissional 12

I. Introdução a Deontologia Profissional

1.1. Conceitos de Ética e Moral

Ética- surge do (grego éthos) que significa modo de ser ou carácter. Então a ética deveria referir-se à pessoa, mas à pessoa na relação com o outro, já que esse modo de ser ou carácter será direccionado e avaliado por terceiros.

Segundo Aurélio ferreira (2005, p.383), a ética pode ser definida como “o estudo dos juízos de apreciação referentes a conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal”. Ou ainda, segundo o mesmo autor, um “conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano”.

Existem muitas outras definições da ética, mas como o objectivo principal deste trabalho não é apenas falar das definições, mas sim fazer uma abordagem dos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.

Moral- do latim mores, costumes. Embora utilizamos os dois termos para expressarmos as noções do bem e do mal, convém fazermos uma distinção: a Moral é normativa, enquanto a Ética é especulativa. A Moral, referindo-se aos costumes dos povos nas diversas épocas, é mais abrangente; A Ética, procurando a coerência entre os meios e os fins dos mencionados costumes, é mais particular. Pode-se dizer, que a Ética é o conhecimento da Moral. Ética e Moral distinguem-se, essencialmente, pela especulação da Lei. A Ética, refere-se à norma invariante; a Moral, à variante. Entretanto há uma relação entre ambas, pois a sistemática da segunda tem íntima relação com a primeira.

1.2. Conceitos de Ética e Deontologia na Informatica

Ética na informática

Mesmo sem a existência de um código de ética específico para os profissionais de informática (chamados assim os analistas, programadores, engenheiros de software, analistas de suporte, administradores de bancos de dados, entre outros envolvidos com a área), existem alguns aspectos que devem incorporar aos sistemas desenvolvidos: o acesso dos usuários ao computador, com telas de fácil manuseio e entendimento; o bem-estar nos locais de trabalho pelo adequado treinamento e reciclagem dos funcionários; o controle e acesso de informações realizadas de forma adequada; o envolvimento do fator humano no desenvolvimento de sistemas por computador; a noção de bem comum com o uso do computador; a noção das modificações ocasionadas por novos sistemas e novas tecnologias na sociedade.

Deontologia – é o conjunto de princípios e regras de conduta e os deveres inerentes a uma determinada profissão.

São normas estabelecidas pelos próprios profissionais tendo em vista não exatamente a qualidade moral mas a correcção de suas intenções e acções, em relação a direitos, deveres ou princípios nas relações entre a profissão e a sociedade.

Deontologia na informática

Os proficionais de informática, não foram envolvidos em questões éticas, isto porque as questões éticas da utilização dos computadores e máquinas e algoritmos não são percebidas até então.

Os direitos e privacidade de computador e dados de outras pessoas é muito importante, que de tal forma no futuro podem podem ser abordados a grandes problemas de segurança.

Um tipo de comportamento antiético é a intrusão por meio de computador , embora isso não deve criar qualquer dano evidente. A atividade em si é imoral , mesmo que o resultado é uma melhora na insegurança para justificá-la .

1.3. A auto-regulacao das profissões

A questão da regulamentação da profissão na área de informatica, que gera também muita controvérsia e coloca uma espécie de camisa-de-força nos profissionais, implicando falta de piso salarial, não-determinação de jornada de trabalho e entrada de profissionais que não realizaram cursos de computação ou processamento de dados e estrutura sindical diferenciada para profissionais de informática, que são vinculados a empresas prestadoras de serviços na área e a empresas de outros ramos de atividade que possuem setores de informática.

Auto – regulação é a regulação de uma dada profissão estabelecida por um organismo formado pelos seus membros ou por um representante significativo do organismo.

Auto – regulação das profissões

É a regulação de uma profissã atravez de um organismo formado por seus membros ou em que ela esteja significativamente representada.

1.4. As virtudes no exercícios da profissão

Virtude- é um talento natural traduzido em acto, meterializando materializando em uma pratica.

Para aristotele na sua obra “ética nicomaquia”a virtude esta centralizada entre o excesso e a ausencia, isto e, “no meio está a virtude” .

É tambem considerada característica ou uma aptidão para uma determinada ação boa.

A virtude, “no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristóteles, é uma disposição adquirida de fazer o bem,e elas se aperfeiçoam com o hábito”

Existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com