TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Áreas de Atuação do Engenheiro Químico

Por:   •  21/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O engenheiro químico é um profissional conhecido pela sua versatilidade, motivada por um embasamento teórico e técnico avançado. Dessa característica tem-se como conclusão imediata que a escolha do campo de atuação conta com uma pluralidade de opções no que tange as atividades desempenhadas. Entre elas, destaca-se a possibilidade de atuar em qualquer setor da indústria, na docência e em órgãos públicos.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO1
  1. REVISÃO DE LITERATURA4
  2. CONCLUSÃO....................................................................................................7

REFERÊNCIAS................................................................................................ 5

  1. INTRODUÇÃO

A Revolução Industrial (século XVIII) fomentou a necessidade da produção em massa de produtos químicos, entretanto, até então a operação industrial e as análises laboratoriais eram desenvolvidas por profissionais diferentes, engenheiros mecânicos e químicos, respectivamente. Nesse cenário, George Davis visualizou a carência de uma nova profissão que unisse as duas áreas. O primeiro curso formal de engenharia química surgiu em 1888 no Massachussets Institute of Technology – MIT. No Brasil, surgiu em 1925 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Atualmente, os cursos de engenharia oferecidos no Brasil possuem comumente disciplinas básicas, como matemática, álgebra, cálculo, química básica, estatística e mecânica que atrelada às técnicas da ciência aplicada, assim como as disciplinas voltadas à gestão de negócios e de pessoas, empreendedorismo e marketing, tornam o profissional portador de múltiplos conhecimentos em diversas áreas. Dessa forma, são marcados pela versatilidade e pela capacidade de conciliar habilidades técnicas e conhecimentos gerenciais.

Os profissionais formados em engenharia química são capazes de elaborar projetos, coordenar laboratórios de controle de qualidade, prestar consultorias, implantar e operar plantas industriais menos poluentes, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais, e ainda, atuar no desenvolvimento de novos processos químicos e físicos de transformação de matérias-primas de forma inovadora, eficiente e sustentável, exploração de petróleo, indústrias farmacêuticas e cosméticas, análises de impactos ambientais, tratamento de resíduos e energias de fontes renováveis e também no desenvolvimento de novas tecnologias baseadas na química verde.

2.    REVISÃO LITERÁRIA

A engenharia química é definida, com base no American Institute of Chemical Engineers (AIChe), como a profissão que dedica-se à concepção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação dos sistemas de processo e de seus respectivos produtos. Neste contexto, inclui-se a análise econômica, dimensionamento, construção, operação, controle e gestão das Unidades Industriais que concretizam esses processos, assim como a investigação e formação nesses domínios.

Como pode-se observar na definição formal da AIChe, a engenharia química tem uma ampla área de atuação, isso se deve, conforme o Conselho Regional de Engenharias e Agronomia, ao caráter versátil de sua formação, fundamentada em matemática, química e física, atrelada às técnicas de engenharia. Assim, de acordo com o Art. 7º da Lei nº 5.194, de 24 DEZ 1966, que regula o exercício das profissões de engenheiro químico suas atribuições profissionais consistem em: desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas e de economia mista e privada; planejamento, em geral, de regiões, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial; estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica; ensino, pesquisa, experimentação e ensaios; fiscalização de obras e serviços técnicos; direção de obras e serviços técnicos; execução de obras e serviços técnicos; produção técnica especializada.

Dentre as atividades e fundamentado no que foi previamente exposto, Elaine Vosniak Tekeshita, do Departamento de engenharia Química da UFPR, classifica as áreas de atuação do engenheiro químico em: projetos; produção; processos industriais; pesquisa e desenvolvimento; higiene/segurança/meio ambiente; comercial; relações humanas/treinamento/consultoria e docência.

3.  CONCLUSÃO

A palavra-chave no que se trata de área de atuação do engenheiro químico é versatilidade, a qual deriva de uma abrangente matriz curricular que, por sua vez, implica numa gama de possibilidades de contribuir para o desenvolvimento social e tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com