TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA CONCEITO

Tese: ÉTICA CONCEITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Tese  •  3.114 Palavras (13 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 13

CAMPINAS / SP

2012

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, é extremamente importante para uma organização trabalhar de forma ética, respeitando sempre a moral e as leis da comunidade a qual faz parte.

Trabalhar de maneira ética significa que a empresa realmente trabalha baseada em seus valores, o que é visto com bons olhos perante a sociedade, desde que esses valores não prejudiquem seus colaboradores e a sociedade em si.

Trabalhando desta forma a empresa só tem a ganhar, pois há estudos que apontam que algumas empresas que mais renderam lucros eram aquelas que viam na ética uma de suas prioridades.

O que leva uma empresa a obter lucro com a ética? Quando uma empresa trabalha de acordo com seus valores seus funcionários, fornecedores, clientes passam a acreditar também nesses valores, auxiliando no seu crescimento.

Um dos valores que as organizações mais prezam é a responsabilidade Social.

As empresas que trabalham com qualquer projeto que beneficie a sociedade passa a ser vista como uma empresa que se preocupa com os outros, fazendo com que as pessoas se unam à ela.

Essa relação que a empresa constrói com o público interno e externo assegura a sustentabilidade a longo prazo, fazendo com que a empresa adquira o “título” de uma empresa cidadã.

ESTRUTURANDO O MAPA CONCEITUAL – ETAPA 2

CONCEITO DE ÉTICA

Ética é um conjunto de valores morais, que orientam a conduta humana na sociedade. Ela é necessária para que haja equilíbrio e um bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, embora não possa ser confundida com as leis, a ética está relacionada com o sentido de justiça da sociedade.

A ética é construída com base nos valores históricos e culturais de uma sociedade. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Por exemplo: num país, sacrificar animais para pesquisas científicas pode ser ético. Em outro, esta atitude pode ferir os princípios éticos estabelecidos.

Além dos princípios gerais em torno do bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locai específicos, como por exemplo: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como seu ato.

CONCEITO DE MORAL

Moral é uma palavra de origem latina, originada do termo “MORIS” (costume). Trata-se de um conjunto de crenças, costumes, valores de normas de uma pessoa ou de um grupo social, que funciona como um guia para a ação do indivíduo. Ou seja, a moral orienta as ações que são corretas e as incorretas.

Outra definição diz que moral é a soma total do conhecimento que se adquire sobre o mais alto e nobre. As crenças sobre moralidade são generalizadas numa certa “cultura” ou “grupo social”, onde a moral costuma ser identificada com os princípios religiosos e éticos que uma comunidade costuma respeitar.

O termo moral pode ser considerado também sinônimo de ética quando é empregado como disciplina filosófica ou como sinônimo de teologia moral.

CONCEITO DE LEI

A palavra lei teve origem do latim “lex”, e significa regra ou norma. As leis são também, as relações existentes entre os elementos que estão envolvidos em um fato ou acontecimento.

No âmbito do direito, a lei é um preceito ditado por uma autoridade. Esta autoridade manda ou proíbe algo relacionado à justiça, desde que seja para o bem da sociedade.

Sob um regime constitucional, a lei é uma disposição aprovada pelos Tribunais e sancionada pelo chefe do estado. Cada ação que viola a lei de uma sociedade é penalizada de acordo com o delito.

Pode-se dizer que as leis limitam o direito dos seres humanos que convivem em sociedade.

A lei (enquanto norma jurídica) deve obedecer a diversos princípios, como é o caso da generalidade (abrange todos os indivíduos), q obrigatoriedade (é imperativa) e a permanência (as leis são ditadas em caráter indefinido), entre outros.

DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE ÉTICA, MORAL E LEI

Moral identifica um modo de agir das pessoas, orientado por normas e valores, por hábitos e costumes. A moral se relaciona com o comportamento prático do homem. Ética é uma reflexão teórica que analisa, critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral.

Ética é princípio; moral é conduta específica. Ética é permanente; moral é temporal. Ética é universal; moral é cultura. Ética é teoria; moral é prática. As leis estão no campo da moral, e devem ser avaliadas a partir de seus pressupostos éticos. Para que se entenda melhor, a afirmação de que todos os seres humanos são iguais perante Deus é uma afirmação ética, um princípio universal, e a lei que considera crime a discriminação racial é uma aplicação moral.

A ética deve ser, portanto, aplicada moralmente através dos códigos legais. As leis são instrumentos de regulamentação social.

PALAVRAS-CHAVE

Ética, moral, lei, examina, convenções éticas, convenções morais.

ESTRUTURANDO O MAPA CONCEITUAL – ETAPA 3

ÉTICA NOS NEGÓCIOS

É indiscutível o fato de que a ética nos negócios resulta em bons resultados, por isso as empresas necessitam trabalhar baseadas nela.

Uma empresa é considerada ética se cumprir todos os compromissos éticos que assumir se agir de maneira correta com todos aqueles com que possui algum vínculo, ou seja, seus colaboradores, clientes, fornecedores, sócios, governos e a sociedade como um todo. Seus valores devem levar em conta todos esses relacionamentos e seu desempenho também deve ser avaliado, levando em consideração seu esforço no cumprimento de suas responsabilidades públicas e sua atuação como boa cidadã.

Percebe-se claramente a necessidade da moderna gestão empresarial em criar um relacionamento mais ético no mundo dos negócios para sobreviver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com