TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem da Palavra Estatística

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO.

A origem da palavra Estatística está associada à palavra latina STATUS (Estado). Há indícios de que a 3000 anos A.C. já se faziam censos na Babilônia, China e Egito e até mesmo o 4° livro do Velho Testamento faz-se referência à uma instrução dada a Moisés, para que fizesse um levantamento dos homens de Israel que estivessem aptos para guerrear. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar.

Mais correntemente, Estatística significa enumeração ou informação numérica habitualmente contida em tabelas ou gráficos. Quando se fala em Estatística pensa-se em censos, inventários, amostras ou médias. Em sentido restrito tudo isso se pode considerar uma Estatística.

        Num sentido mais lato, Estatística é a ciência que se ocupa da recolha e tratamento de informação. Tem como objectivo analisar os dados recolhidos, descrevendo-os e organizando-os para posterior interpretação e eventual utilização na previsão de acontecimentos futuros.

Não há ramo econômico que não dependa da estatística para conhecer melhor seu público e seus concorrentes e, assim, posicionar-se melhor no mercado em que atua. "O crescimento na demanda está ligado ao desenvolvimento econômico, o que leva as empresas a planejar melhor seus negócios", diz Ilka Afonso Reis, da UFMG. Segundo ela, já no final do curso, os alunos conseguem estágio com facilidade e vários deles são efetivados assim que se formam. A Região Sudeste concentra a maior fatia do mercado de trabalho, mas há boas perspectivas também no Sul e no Nordeste.

Foi utilizada para fonte de dados a Empresa A Gardner Denver Nash Indústria e Comercio de Bombas Ltda. que se faz presente no mercado brasileiro desde 1962, com expressiva importância em seu mercado de bombas de vácuo e compressores para empresas de Celulose, usinas de cana, etc.

2. DESENVOLVIMENTO.

  1. Coleta de dados Para a Amostra.

Foi coletada uma amostra da idade de um grupo de 100 pessoas que trabalham na linda de produção da empresas escolhida. Segue abaixo tabela onde representamos os dados coletados

[pic 1]

Logo que coletados todos os dados da amostra, devemos organizá-los, isso é chamado de ROL, para que assim seja melhor a identificação e visualização da tabela.

[pic 2]

  1. Amplitude Total das Classes.

Assim que organizado os dados no ROL, deve-se estabelecer a Amplitude Total das Classes, estaremos utilizando 7 (sete) classes para estabelecer a Amplitude Total. Segue abaixo o calculo realizado.

(Maior valor – Menor valor)/Pelo n° de Classes.

[pic 3]

  1. Distribuição de Freqüência.

A partir de tais informações podemos obter a tabela de distribuição de freqüência, que consiste em posicionar em uma tabela o numero de Freqüências, oriundas dos dados das Entradas de Classe.

A freqüência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações, etc.) em um determinado intervalo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (333 Kb)   docx (59.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com