TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática Financeira

Por:   •  4/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 3

Conforme solicitado por Rogério Soares, Diretor Financeiro, da Godomark, este estudo tem como objetivo apresentar uma análise e comparação de formas diferentes de captação de recursos no sistema financeiro nacional. O crédito a ser obtido é de R$50.000,00

As possibilidades analisadas foram:

Capital de giro com prazo de até 365 dias;

Desconto de duplicatas com data prefixada, para pessoa jurídica.

Neste estudo, apresentarei a contextualização acerca dos meios de captação, bem como desenvolverei os cenários financeiros para captação dos recursos.

Por fim, haverá uma recomendação sobre a modalidade de captação a escolher, baseado nos cenários financeiros apresentados.

Os tópicos abordados nesta apresentação são:

Descrição dos regimes de capitalização dos juros nas seguintes modalidades de crédito: desconto de duplicatas, e capital de giro.

Cálculo de juros cobrados na modalidade capital de giro com prazo de até 365 dias, com a dívida liquidada em uma parcela única após quatro meses.

Cálculo de juros cobrados na modalidade desconto de duplicatas a vencer em 120 dias, considerando o valor líquido resgatado de R$50.000,00

Indicação da melhor modalidade de crédito no ponto de vista financeiro para a Godomark.

De acordo com o Banco Central do Brasil (2016), juros é a remuneração que o emprestador (a entidade que empresta recursos) deve receber. Os juros são devidos uma vez que o emprestador abre mão de utilizar tais recursos para outras finalidades quando empresta ao tomador (mutuário).

Nesta análise financeira, estamos analisandos as seguintes modalidades de crédito:

Capital de giro: é o regimo de juros compostos. O Banco Central do Brasi (2016) define o regime de juros compostos como incidindo sobre todo o saldo devedor (principal + juros). Adicionalmente, o saldo devedor é atualizado a cada período, resultando em uma capitalização periódica dos juros.

Desconto de duplicatas: é regimo de juros simples. Neste regime, o juros incide individualmente a cada período sobre o principal (valor original emprestado) (Banco Central do Brasil, 2016).

Cálculo dos juros cobrados pela modalidade de crédito capital de giro com prazo de até 365 dias, através do Banco Santander a uma taxa de 2,46% a.m1, considerando que a dívida será liquidada em uma única parcela após quatro meses.

VF = VP(1+i)^n

VF = 50.000,00 (1 + 0,0246)^4

VF = 50.000,00 (1,1021)

VF = 55.105,00

J = VF – VP

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com