TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA E O USO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA EMPRESARIAL

Por:   •  8/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA E O USO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA EMPRESARIAL Marlone Jünger

 

Em um mundo globalizado que por conta da internet e a revolução da tecnologia mobile, fez com que uma significativa parcela da população mundial tenha praticamente um computador portátil na maior parte do dia na palma da mão. Neste contexto a informação chega as pessoas em tempo real. Isto revolucionou o comportamento do consumidor em vários aspectos, um destes é passível de atenção: trata-se do consumidor se tornar mais consciente no processo de compra. Isto significa dizer que no processo de compra o consumidor já fez a cotação de preço, pesquisou muito sobre o produto e muitas vezes tem mais conhecimento do que o próprio vendedor, sobre o bem e o serviço que esteja adquirindo. Mas talvez você esteja se perguntando, o que isso tem a ver com estatística? E a resposta é, tudo.

Em um ambiente mercadológico de alta competitividade, em que certas coisas ficam desatualizadas mesmo antes de serem lançadas. A única forma que a empresa tem de se manter e crescer neste mercado, é através do constante gerenciamento do ambiente mercadológico. Para tal ação é necessário monitoramento constante de variáveis do ambiente interno/externo como: política, sócio demográfica além de vários ou aspectos que podem ser caracterizados como vetores mercadológicos. E para tal necessidade a estatística empresarial se mostra como um importante aliado na tomada de decisões dos gestores e em todo processo de planejamento estratégico.

Segundo Ignácio (2011, p.185)

Na administração, os métodos estatísticos podem ser empregados para o planejamento e controle da produção, visando à implantação de técnicas administrativas eficientes que garantam menores custos e maiores lucros, na estimação de receitas, previsão de estoques e demandas e, principalmente, conhecimento do mercado e do seu cliente.

        Existem várias aplicações de estatística voltada para gestão de empresas, dentre estas destacam-se:

  • Distribuição e frequência

Utilizado para medir recurso de acordo com sua quantidade. Exemplo: quantidade de funcionários + jornadas de trabalho de uma empresa. Permite estabelecer uma função de tempo x trabalho definindo que setores demandam mais horas de trabalho.

  • Dados populacionais

E possível além da contagem encontrar dados como renda, religião, raça etc.

Já na produção, a estatística colabora junto aos sistemas implantados na empresa, na obtenção de materiais, controle de estoque, compras, entre outros.

  • Controle Estatístico de Processos (CEP)

Ferramenta que utiliza a estatística com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas/defeitos. São inúmeras as possibilidades de soluções para uma organização, e seja em qual for o problema, o gestor precisa estar ciente e seguro quanto as informações obtidas. Neste contexto a estatística torna-se uma ferramenta de planejamento estratégico.

Para Andrade (2009, p.1)

Outra característica importante da Pesquisa Operacional, que facilita muito o processo de análise de decisão, é a utilização de modelos. Essa abordagem permite a “experimentação”, ou seja, a possibilidade de uma tomada de decisão ser mais bem avaliada e testada antes de ser efetivamente implementada.        

        Para os gestores os números assumem uma relação de cumplicidade com o seu trabalho, que demonstra aspectos de crescimentos, quedas, acertos e erros da organização. Cada empresa é única, demanda um próprio planejamento estratégico. Embora reconhecida a importância na gestão empresarial, o uso da estatística é limitado no que desrespeito a sua aplicabilidade prática, nos processos gerencias. Devido isto as empresas muitas vezes passam por problema e se quer conseguem identifica-los, resolve-los. Porém esta cultura vem mudando em passos largos dentro das organizações que vem utilizando ERP (Enterprise Resource Planning). Um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa. Este sistema incorporam todas as movimentações da empresa e os relacionam, permitindo gerar relatórios, gráficos e outros documentos formulados em moldes estatísticos oferecendo uma visão clara do panorama da empresa ao gestor. Os mais caros e avançados relacionam-se com Big Datas, possuem inteligência artificial, que aprendem com a própria operação da empresa sendo capazes de sugerir soluções e modelos estratégicos aos gestores, cabendo ele à análise do que mais se adequa a realidade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com