TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E O USO DE UM SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 9

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E O USO DE UM SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Gestão de Projetos, Administração da Produção e Logística, Responsabilidade Empreendedorismo e Plano de Negócios e Seminário VII.

Prof.

Marco Ikuro Hisatomi

Luíz Antônio Gabriel

Alfredo Ribeiro de Almeida

Gisleine Fregoneze

Sebastião Oliveira

Santaluz BA

2015

Estratégia empresarial e o uso de um sistema de inteligência de mercado

Todas as empresas enfrentam dificuldades e precisam analisar um mercado, suas variáveis e potencialidades para a tomada de decisões. No entanto, no cenário prático não existem muitas oportunidades para tentativas e erros, porém, a simulação empresarial na prática é bem diferente quando a vida da empresa está em jogo.

Contudo, é importante saber identificar as oportunidades que o mercado oferece, bem como buscar cada vez mais conhecimentos pra utilizar as ferramentas e estratégias empresariais.

O PMBoK é um guia de orientação de profissionais sobre o conhecimento em gerenciamento de projetos, elaborado pelo PMI, que aborda as boas práticas já sedimentadas. Trata-se de uma bibliografia de referência, tendo o propósito é identificar e descrever conceitos e práticas do gerenciamento de projetos, padronizando os termos geralmente utilizados.

O PMBok serve, também, como padrão para a certificação e como livro-texto para treinamento de profissionais dessa especialidade. Possui diversos processos, ferramentas e técnicas úteis para a gerencia de qualquer projeto. Porém, o guia não determina como será gerenciado um projeto, mas, apenas dá boas práticas, deixando livre para que o gerente de projeto e a equipe possam escolher aquilo que melhor se adapte ao seu projeto.

Além disso, o PMBok atende suas demandas de forma mais eficiente, tendo também em vista um melhor planejamento para assim bater as suas metas como o custo, benefício, e prazo estabelecido.

Riscos é um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretizem, influenciam o objetivo do projeto, negativamente ou positivamente. Contudo, esta área descreve os processos relativos à realização do gerenciamento de riscos em um projeto.

Os riscos de projeto são condições que, caso venha ocorrer, podem comprometer ou impedir sua realização. Portanto, riscos nada mais é que, um evento ou condição incerta.

Contudo, os ricos precisam ser reconhecidos, identificados, avaliados e administrados, para que possa ser eliminados, evitados ou pelo menos para minimizar as consequências. Os processos desta área de conhecimento tem como objetivo determinar como os riscos serão identificados, analisados e como as respostas serão planejadas e como risco será planejado

Escopo é uma forma documentada de organização do projeto a ser desenvolvido. Além de ser um documento formal do projeto, é como se fosse uma bússola, que um direciona tudo que será desenvolvido. Ou seja, são as tarefas que devem ser cumpridas para que um serviço, produto ou resultado, seja apresentado com as particularidades determinadas previamente.

Esta área descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto inclui todo o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. Contudo, o escopo de um projeto é essencial, e quando ele é mal definido, podem ocorrer conflitos em relação ao orçamento e cronograma. Sendo assim, o escopo é responsável por completar o projeto com sucesso.

O planejamento do escopo é criado a partir de um processo chamado plano de gerenciamento de um escopo. É importante que a declaração de escopo seja bem-feita, e que haja acordo sobre ela.

Fornecedores é o gerenciamento de aquisições do projeto. É responsável por cuidar das compras e aquisições de produtos, serviços ou resultados necessários para a realização do trabalho.

Nos fornecedores, também conhecido como aquisições, inclui processos de gerenciamento de contratos e de controle de mudanças necessários para administrar os contratos ou pedidos de compra. Esta área de conhecimento é composta por vários processos que compram ou adquirem produtos, serviços ou resultados, além dos processos de gerenciamento de contratos.

Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar o que se quer adquirir, de quem se quer adquirir, receber as resposta dos fornecedores e selecionar o fornecedor, como se dará o gerenciamento dos contratos, pagamentos, se as entregas estão de acordo com o que foi estabelecido, pagar o fornecedor, e por último formalizar a finalização do contrato.

As Partes interessadas tem como objetivo Identificar, Planejar, gerenciar e monitorar seus principais objetivos no projeto. Possuem diversos níveis de responsabilidade e de autoridade quando participam de um projeto e eles podem mudar durante o ciclo de vida do projeto. Suas responsabilidades e autoridade variam desde contribuições eventuais em estudos até o patrocínio total do projeto, no qual inclui o fornecimento de apoio financeiro e político.

Contudo, as partes interessadas podem ter uma influência positiva, bem como negativa em um projeto. Partes interessadas positivas são as que normalmente se beneficiariam de um resultado bem-sucedido do projeto, enquanto partes interessadas negativas são as que enxergam resultados negativos a partir do sucesso do projeto.

O PDCA é uma metodologia gerencial para tomada de decisões, na qual a intenção é atingir os objetivos definido pela organização, para assim, garantir sua sobrevivência no mercado. Ou seja, Trata-se de um método simples para organizar e sequenciar a busca soluções de problemas e melhoria de processos.

O ciclo PDCA consiste em planejamento, execução, verificação e ação. Seu uso, na maioria das vezes, gera ótimos resultados nas empresas, porém é importante verificar em que consiste esse método e se há alternativas a ele e conceitos como: solução de problemas, conhecimento, metodologia, método e técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com