TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANIFESTAÇÕES POPULARES NA SOCIEDADE DO BRASIL E SUAS RELAÇÕES COM A INTERNET

Relatório de pesquisa: MANIFESTAÇÕES POPULARES NA SOCIEDADE DO BRASIL E SUAS RELAÇÕES COM A INTERNET. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.548 Palavras (7 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

LENY ALVES FLORENTINO

SARA ANDRADE ROCHA

SILVANIA SOARES DE OLIVEIRA

TATIANE DE ALMEIDA FELIX

WILMA MARIA SOARES OLIVEIRA

AS MANIFESTAÇÕES POPULARES NA SOCIEDADE BRASILEIRA E SUAS RELAÇÕES COM A INTERNET

Euclides da Cunha

2013

LENY ALVES FLORENTINO

SARA ANDRADE ROCHA

SILVANIA SOARES DE OLIVEIRA

TATIANE DE ALMEIDA FELIX

WILMA MARIA SOARES OLIVEIRA

AS MANIFESTAÇÕES POPULARES NA SOCIEDADE BRASILEIRA E SUAS RELAÇÕES COM A INTERNET

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o aproveitamento das Disciplinas de Sociologia, Fundamentos Históricos,Teóricos e Metodológicos,Ciência Política e Flosofia.

Prof.: Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes, Rosane Malvezzi,

Euclides da Cunha

2013

SUMÁRIO

-MANIFESTAÇÕES POPULARES BRASILEIRAS

- INTRODUÇÃO

-RELAÇÕES DA INTERNET COM AS MANIFESTAÇÕES POPULARES BRASILEIRAS

- CONSIDERAÇÕES FINAIS

MANIFESTAÇÕES POPULARES NA SOCIEDADE BRASILEIRA

INTRODUÇÃO

Nesse texto dissertativos que produzimos, veremos qual foi o papel da internet e das redes sociais na divulgação e propagação das manifestações em nosso pais, pois sem dúvidas a internet é sim considerada a nova praça pública da sociedade, pois nos dias de hoje há pouco contato visual e pessoal entre as pessoas, elas se desconectam do mundo real e se conectam no mundo virtual, há muitas desvantagens sim com tanto conexão virtual por parte da sociedade, mas porem, as redes sociais foram os maiores instrumentos de mobilização social entre as pessoas,onde nelas foi possível conscientizar todos os cidadãos e levá-los até as ruas como foi o que de fato aconteceu.

RELAÇÕES DA INTERNET COM AS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS

Hoje a internet tem uma influência muito grande sobre divulgações em relação a manifestações populares na sociedade Brasileira, onde através das redes sociais geram bastante repercussão que favorece muito á favor das manifestações. Considera-se na atualidade as redes sociais uma grande ferramenta de divulgação; pois é bastante utilizada por milhões de usuários que através das mesmas compartilham de grandes manifestações que ocorrem na atual Sociedade Brasileira. Sabemos que nos dias atuais a internet e as redes sociais são considerados o maior meio de comunicação usado por crianças, jovens e adultos, além de ter muitas utilidades a internet também é um meio de acesso a das sociedades para fazer uma pesquisa, realizar trabalhos em geral e etc... Pode-se divulgar no jornal, no rádio e na televisão, mas o lugar que mais chama a atenção, principalmente dos jovens é a internet, pois ela é de fácil acesso e todo mundo está conectado na mesma, mesmo que eles não pesquisem em sites informativos, nas próprias redes sociais há uma divulgação grande , e conscientiza-se muito jovens, que vêm as noticias e saem lendo e compartilhando e já torna-se uma manifestação virtual, onde eles expressam suas opiniões e pensamentos.

Por isso que a internet hoje em dia pode ser considerada praça pública, pois a sociedade em geral prefere se comunicar por ela do que sair para ter um contato pessoal ou usar o telefone como antigamente. Durante muito tempo, acreditou-se que o mundo virtual fosse apenas sinônimo de isolamento , porem com a proliferação das redes sociais , começou-se a observar que as redes sociais contribuem muito para a mobilização das pessoas, através de vídeos, fotos que informam e conscientizam os usuários da mesma. É cada vez mais comum o uso de páginas como o Twitter e o Facebook para cobrar transparência do poder público, fazer manifestações políticas , cobrar postura ética das corporações e convocar movimentos sociais, pois através da internet é possível conseguir um grande número de pessoas e juntá-las em um mesmo objetivo. Esses grupos críticos são muito importantes, pois são eles quem movem o país, pois todos que estão conectados na internet são influenciados e movidos por eles, eles reúnem o máximo de integrantes para uma determinada manifestação e ao mesmo tempo divulgar as causas que irão manifestar, essa divulgação em massa permite que autoridades, entidades governamentais e outros fiquem cientes de tudo que irá ocorrer, ou do que está ocorrendo, então dessa forma é possível coibir atos ilícitos.

Através da Internet e principalmente das redes sociais, as manifestações ganharam uma grande repercussão, tornando o povo brasileiro mais unido e formando uma pirâmide que aumentava cada vez mais. Através do Facebook as pessoas criam eventos e já marcam o horário, convocam seus amigos, compartilham vídeos e fotos, e isso resultou em várias passeatas e pessoas nas ruas, tudo decidido e combinado pelo Facebook e Twitter, pois foi aí onde houve as maiores manifestações e mobilizações .

Pode-se fazer uma relação entre as manifestações recentes e as passadas , por exemplo as manifestações que ocorreram a pouco tempo e a do Movimento dos Cara-pintada e Passeata dos Cem mil, com a facilidade da internet foi muito mais fácil marcar essas manifestações e passeatas, os jovens de hoje, sabem muito mais do que os jovens de ontem, ou seja, estão mais exigentes, quem mais do que o melhor. Algumas causas das manifestação são a insatisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com