TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MULTIPLICAÇÃO COM OS DEDOS DAS MÃOS EM IN DE 6 À 9

Por:   •  7/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.014 Palavras (13 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 13

Milton Valério Mirione

A MULTIPLICAÇÃO COM OS DEDOS DAS MÃOS EM IN DE 6 À 9.

Uma proposta metodológica aos alunos da 3ª classe: Caso da EPC 3 de Fevereiro-Cuamba-2016

(Licenciatura em Ensino de Matemática com Habilitações em Informática)

Universidade Pedagógica

Lichinga

2015


Milton Valério Mirione

A MULTIPLICAÇÃO COM OS DEDOS DAS MÃOS EM IN DE 6 À 9.

Uma proposta metodológica aos alunos da 3ª classe: Caso da EPC 3 de Fevereiro-Cuamba-2016

Projecto Cientifico apresentado ao Departamento de Ciências Naturais e Matemática, Delegação de Niassa, Curso de Matemática, para a obtenção do grau académico de Licenciatura em Ensino de Matemática.

Supervisor: MA. Nurdin Abubacar

Universidade Pedagógica

Lichinga

2015


Índice

Capitulo I: Introdução        3

1.1.        Objectivos:        4

1.2.        Justificativa:        4

1.3.        Problematização e problema        5

1.4.        Delimitação do Tema:        5

Capitulo II: Fundamentação teórica        7

Capitulo III: Metodologia        8

3.1. Tipo de pesquisa        8

3.2. Método de pesquisa        8

3.3. Técnicas e instrumentos de recolha de dados        8

3.4. Amostra        9

3.5. Descrição do estudo        10

3.6. Cronograma        11

Bibliografia        12

Apêndice        13


A MULTIPLICAÇÃO COM OS DEDOS DAS MÃOS EM IN DE 6 À 9.

Uma proposta metodológica aos alunos da 3ª classe: Caso da EPC 3 de Fevereiro-Cuamba-2016

Capitulo I: Introdução

Em muitas escolas existentes em Moçambique, na comunidade, alias no nosso dia-a-dia, quando se fala da memorização da tabuada dos números naturais tem sido um problema por parte das pessoas, a maior parte delas conseguem multiplicar principalmente nas classes iniciais do ensino secundário de forma rápida e dar o resultado ao multiplicar os números compreendidos entre de 1 à 5 sem usar a tabuada, mas quando se trata de números de 5 por diante perdem-se as contas e preferem usar. Para alguns o que se verifica é que levam muito tempo a calcular mentalmente, pois quando notam que os números que estão sendo multiplicados são maiores que 5 preferem também fazer em rascunhos para mais tarde conseguir ter resultados e ate mesmo fazer a devida operação numa máquina calculadora.

Normalmente o que se decora pode ser esquecido, portanto, há um entendimento generalizado em dar prioridade a compreensão da tabuada, mais o que tem acontecido é que a memorização requer um trabalho contínuo tornando difícil a gestão do tempo face à ambição do próprio currículo escolar (FILIPE, 2013)

O presente Projecto de pesquisa tem como tema “A MULTIPLICAÇÃO COM OS DEDOS DAS MÃOS EM IN DE 6 À 9-Uma proposta metodológica aos alunos da 3ª classe: Caso da EPC 3 de Fevereiro-Cuamba-2016.

        Devidas as dificuldades que os alunos têm de multiplicar dois números maiores que 5 por diante, o projecto tem em vista resolver esta situação, pois na ausência de materiais de consultas, como a tabuada que aparece nos cadernos escolares e a máquina calculadora, a ideia é que em qualquer altura o método pode ser construído.

Sendo assim, o trabalho está estruturado em três capítulos, nomeadamente: capitulo I da Introdução, capitulo II da Fundamentação Teórica e capitulo III da Metodologia.

  1.  Objectivos:


Geral:

  • Avaliar o uso do algoritmo de multiplicação com os dedos das mãos em  de 6 à 9 na 3ª classe.[pic 1]

            Específicos:

  • Explicar como representar os factores no algoritmo dos dedos das mãos em IN de 6 à 9.
  • Efectuar a adição e a multiplicação dos dedos levantados e dedos deitados respectivamente com o propósito de ter o produto dos factores.
  • Comparar o nível de compreensão da multiplicação em IN de 6 à 9 sem e com o uso do algoritmo dos dedos das mãos.

  1.  Justificativa:

O uso de máquina calculadora e da tabuada de multiplicação que aparece nos cadernos escolares tem sido materiais de consulta usados com mais frequência. Apesar de serem pertinentes, principalmente a calculadora para o cálculo de determinadas operações, por vezes tais materiais podem não existir, o que levará provavelmente ao uso de outras metodologias.

Constata-se que a grande dificuldade na memorização da tabuada, na maior parte dos alunos, é a partir da tabuada dos seis.

Portanto, a escolha do tema deveu-se ao resultado da observação feita no estágio pedagógico de Matemática na escola Secundaria Eduardo Chivambo Mondlane-Lichinga, em particular a 8ª classe turma “G” de Março à Junho de 2015. Notou-se baixo desempenho por parte dos alunos, para eles a única melhor forma de ter um certo resultado na multiplicação dos números era só com ajuda da consulta a tabuada dos seus cadernos ou máquinas calculadoras, principalmente com números maiores que 5. Devido ao facto foi possível descobrir que as razões diziam respeito ao problema de forma de pensar e a capacidade de memorização da tabuada.

A escolha da 3ª classe é pelo facto de se iniciar a aprendizagem da multiplicação por 6,7,8, e 9, utilizando os métodos ou algoritmo habitual que até hoje ensina-se, da escola pela razão do autor frequentar na mesma.

O autor acredita que este método pode facilitar a multiplicação de tais números, visto que na ausência da tabuada, máquina calculadora e outros materiais pode-se também usar o mesmo.

Com este método a ideia que fica é que o aluno, em qualquer altura, consiga construir a tabuada não havendo portanto, a necessidade de decorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (217.4 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com